Segredos e belezas da rota 40 na Argentina

Vamos percorrer juntos a estrada mais bonita da América Latina a Ruta 40 ou La cuarenta como também é conhecida, e descobrir um pouco mais que este país vizinho tem para oferecer. A maior rodovia da Argentina cruza o país de um extremo a outro, podendo começar e terminar pela cidade de  Rio Gallegos capital da província argentina de Santa Cruz (Região da Patagônia ) ou na província de Jujuy no extremo Norte, tornando-se desta forma a mais extensa rodovia da Argentina com 5.200km, mudando de paisagem e transformando a sua viagem em algo inesperado e cheio de surpresas. Originalmente criada em 1932, o número 40 foi escolhido pela DNV ( Direcção Nacional de Estradas ) para representar a estrada com uma direção norte a sul. Cruzando fronteiras você pode viver incríveis experiências através das opções de turismo encontrada nesta rota aos pés da cordilheira que cruzam por 11 províncias em três regiões. Esta a 4.895 mil metros acima do nível do mar, cruzando 18 importantes rios,13 grandes lagos, salares, desertos, vulcões, 236 pontes, glaciares, 20 reservas naturais e parques nacionais. Sendo 5 deles considerados Património da Humanidade e reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Parque Nacional Los Glaciares, La Cueva de las Manos, Parque Provincial de Ischigualasto,  Parque Nacional  Talampaya e Quebrada de Humahuaca. 

Seguro Viagem Internacional

Você irá precisar de um seguro viagem que tenha cobertura em vários países, neste caso é possível fazer um seguro válido em toda América do Sul ou definir quais países exatos gostaria de estar coberto. Quanto a cobertura, há bons seguros com US$ 40.000 de proteção médica hospitalar por valores ótimos e que pode ser parcelado em até 10 X sem juros. Otripulante.com tem um ótimo comparador de seguro viagem para América do Sul. Sem dúvida é uma empresa que é a maior especialista em seguro viagem para América do Sul, faça uma cotação online ou fale com um dos consultores que são os melhores do Brasil no assunto.

A estrada "Ruta 40" tem paisagens inesquecíveis

Seguindo viagem na metade do caminho podemos fazer uma parada , obrigatória na minha opinião , na região central e conhecer Mendoza e suas inúmeras vinícolas 1.500 (2019), com  144 mil hectares de vinhedos ,onde podemos visitar e saborear a conhecida terra do Malbec e a excelência da gastronomia. Fica uma dica as vinícolas têm horários de visitação e muitas delas não abrem nos finais de semanas e feriados. Caso queira fazer uma visita é preciso fazer reserva com antecedência. 

Cruzando todas belezas podemos conhecer as ruínas de Quilmes um complexo arqueológico em Tucumán , onde estão os restos arqueológicos mais importantes do continente , com uma diversidade cultural grandiosa, 4 universidades e um povo acolhedor que faz um das melhores empanadas que eu ja comi. 

Na região sul, no trecho da Patagônia , está um dos pôr do sol mais bonitos para tirar aquela foto e degustar as cervejas artesanais que fazem de El Calafate um das cidades mais visitadas em qualquer estação. Também está a região dos 7 lagos próximo as cordilheiras ,que se tornou um cartão postal aos olhos de muitos fotógrafos internacionais ajudando a divulgar as belezas naturais. 

No extremo norte, podemos conhecer o segundo maior deserto de sal do mundo em  Salinas Grandes. E as piscinas naturais com água turquesas no meio do deserto branco, criadas pela extração do sal  chamado  Ojos del Salar. Na mesma região tem o Salar Olaroz, com lagos cheios de Flamingos.

 A temperatura nesta região desértica pode mudar do calor extremo para o frio no mesmo dia , e nos dias de chuva (entre janeiro e março ) causar um efeito espelhado deixando a paisagem ainda mais bonita nesta experiência incrível. A exportação de sal e uma das principais fonte de renda da região, ja que  não é tão visitado por turistas como da Bolívia. Seguindo para Salta, chegamos num dos pontos mais altos da estrada com 4 mil metros de altitude. Uma cidade que encanta todos os turistas com sua arquitetura colonial e museus. Seguindo o caminho, não podem deixar de conhecer as montanhas coloridas (14 cores ) um cenário de tirar o fôlego, com milhões de anos. Tem um mirante que pode te dar uma visão melhor dessa formação geológica com uma extensão de 150 quilômetros.

Ruta 40 x Route 66

A  Ruta 40 é tão ou mais popular que a Americana Rota 66 ,têm diferentes pontos turísticos, com neve, aventura, muita cultura, religião, pesca, ecoturismo, águas termais, gastronomia, vinho e muito mais. Com uma paisagem que permite ver a fauna , animais cruzando a estrada,visitar lugares arqueológicos com milhões de anos , e conhecer mais da historia da America do sul. Carrega com orgulho a sua bandeira, deixando a marca de um país rico e com muitas belezas ainda desconhecida pelos turistas.

Uma viagem  para todas as idades, com a família, em grupo, ou solitário com a sua moto. Uma experiência incrível,que pode ser feita com apenas o seu Rg , mas que tem que ser muito bem planejada, escolhendo a época certa  pelas condições climáticas e hospedagem.  Espero que tenha gostado da nossa aventura e até a próxima !

Escrito por Jaqueline Zanenga