Trabalhar fora do escritório, seja de casa ou enquanto viaja, pode ser um ótimo jeito de se descobrir formas de trabalho que funcionam melhor com você, e que serão benéficas em qualquer lugar. Mas, começar a criar esses hábitos pode ser difícil. Por isso, a equipe Otripulante.com separou uma lista com 8 dicas para você que quer trabalhar remotamente enquanto viaja e ainda não sabe direito como. 

Tenha um calendário pronto

Planeje quando você terá tempos para ligações, reuniões, escrever e-mails e até mesmo fazer updates para sua agenda. Ao iniciar sua viagem, é importante estar preparado para conseguir trabalhar, mas ainda assim conseguir aproveitar suas férias. Para isso, um calendário, agenda, ou até mesmo planilha fará toda a diferença e será seu maior aliado! Mas não adianta se planejar apenas para a parte do trabalho, tenha certo já onde ficará acomodado, quando irá visitar lugares, o que irá fazer etc… para que tenha tempo de tudo que você quer fazer se concretizar.  

Wi-fi e adaptadores internacionais são seus melhores amigos

Pode parecer algo bobo, mas é fácil de esquecer. Nem todos os lugares oferecem wi-fi, então cheque sempre antes de resolver ficar hospedado em um hotel que cobra alto demais por meia hora de internet. Mesmo que seja paga, tenha certeza de que a conexão será suficiente para que você consiga fazer ligações e reuniões de qualidade, se precisas. Quanto ao adaptador, cada lugar tem a sua própria tomada, e você vai precisar carregar seu dispositivos em algum momento, então não deixe o pânico de última hora tomar conta e já esteja prevenido!

Contrate um seguro viagem

Independente de para onde se viaja ou qual o motivo da viagem, o seguro viagem é sempre algo essencial. Ele garante assistência em qualquer emergência que possa acontecer durante o período em que você estiver fora, protegendo você de gastos excessivos que poderiam acabar com sua viagem e até mesmo os seus planos de trabalho. Para saber mais sobre o seguro viagem clique aqui. Caso esteja procurando orçamentos de um seguros, clique aqui

Use o fuso horário a seu favor 

Não se esqueça de avisar pessoas que você estará num fuso diferente, e use isso a seu favor! Organize suas manhãs e tempo livre, para que quando tiver que se conctar com pessoas de outros lugares, tudo já esteja semi preparado. Uma dica boa é utilizar os horários com maiores diferenças de tempo para responder e-mails e se focar internacionalmente em suas tarefas enquanto o resto de seu time está offline. 

Mantenha-se atualizado 

Especialmente para quem trabalha, não é bom se focar apenas no país onde você está e se alienar ao resto dos lugares parceiros de sua companhia e seu local de origem. É bom sempre dar uma olhada nas notícias mundiais, nem que sejam semanais, pois isso pode vir afetar o seu negócio!

Relaxe

Pode parecer exagerado, mas se trabalhar em um escritório já é cansativo, imagine enquanto você viaja e tenta conhecer lugares novos. Momentos de relaxamento e até mesmo para aquela tão merecida soneca são precisos, e podem ajudá-lo a resolver e evitar problemas futuros. 

Tenha backups das informações necessárias

Documentos, números de telefone, protocolos… faça cópias de tudo que puder ser perdido e que será necessário em algum momento. É bom sempre ter um hard drive com essas informações, para que você não se veja ilhado com o seu trabalho. 

Busque expandir seus horizontes

Não negue nenhuma oportunidade de parcerias e de abrir seus ramos logo de cara! Tudo que é novo é uma oportunidade para crescer e ter mais sucesso. Mas faça tudo com cautela, para não sair prejudicado!