O celular é um item diário de qualquer pessoa, servindo como companheiro em todos os momentos, incluindo em viagens. Graças a modernidade, isso se torna algo extremamente vantajoso para quem planeja uma viagem para um lugar desconhecido. Há milhares de aplicativos que prometem ajudar você em sua viagem, mas nem todos o fazem. Portanto, a equipe Otripulante reuniu aqui alguns apps que realmente são úteis durante viagens, e valem o espaço que gastam no seu armazenamento! Aqui estão 15 apps de viagem que vão facilitar a sua vida no exterior: 

Google Maps 

Google maps é um dos melhores aplicativos disponíveis para download. Embora uma conexão com a internet seja necessária para procurar novas localizações, você pode salvar inúmeras rotas no aplicativo, que ficarão disponíveis offline. O GPS do seu celular ainda vai funcionar mesmo sem sinal, então não se preocupe, pois também conseguira achar rotas para sua locomoção. 

Aplicativo grátis para sistemas IOS e Android e disponível em português.

Yelp

O Yelp é um aplicativo útil para quem quer salvar tempo e saber com antecedência os melhores lugares para ir. Com milhares de localizações salvas na lista do app, você pode acessar tudo o que precisa, de restaurantes e bares até hotéis e museus, tudo com avaliações e comentários de turistas e habitantes locais, para que você saiba se determinado lugar vale a pena ou não.

Aplicativo grátis para sistemas IOS e Android e disponível em português.

Airbnb 

Airbnb é um dos melhores aplicativos para hospedagem da atualidade. Ele permite que pessoas procurem, anunciem e aluguem acomodações em qualquer lugar do globo. Com um ótimo serviço de fácil comunicação entre cliente e locador, o serviço mostra com especificações claras e fotos o lugar que você irá alugar. Além do mais, há uma grande variedade de tamanhos de locações, preços e permissões, o que facilita a vida de todos os envolvidos no processo. 

Aplicativo grátis para sistemas IOS e Android e disponível em português.

Google Tradutor 

Este aplicativo é a mão direita de quem viaja para um país sem conhecer a língua de lá. Há diversas formas de uso do aplicativo, todas fáceis, seja escrevendo (apenas digite a frase que gostaria de dizer em sua língua e escolha a língua a ser traduzida!), tirando uma foto da palavra/frase a ser traduzida, escrevendo a palavra/frase a ser traduzida a mão, ou até mesmo falando e traduzindo o que foi dito. Uma das maiores vantagens do app é a possibilidade de baixar uma língua a ser traduzida de antemão, para que você possa usar o serviço mesmo sem internet. 

Aplicativo grátis para sistemas IOS e Android e disponível em português.

TripIt 

O aplicativo ajuda você a rastrear todos os detalhes de seu itinerário, sem ter que manualmente adicionar os detalhes de cada voo, hotel e carro envolvido na viagem. Se você fez a compra da viagem online, por exemplo, é só adicionar o email de confirmação da compra ao app que seu itinerário será gerado automaticamente, e poderá ser acessado até sem internet. 

Aplicativo grátis para sistemas IOS e Android. Disponível apenas em inglês.

XE converter

Este aplicativo ajuda você a calcular em tempo real a taxa de câmbio da moeda do país para o qual você irá viajar. É perfeito para quem precisa comprar dólares ou pesos, por exemplo. 

Aplicativo grátis para sistemas IOS e Android e disponível em português.

Organizze 

Organizze é um aplicativo que ajuda você a cuidar de seus gastos e finanças. Ele lhe dá três opções: Registrar seus gastos, guardar dinheiro e sair do vermelho. Além de ser útil para o uso diário, é perfeito para quem viaja com dinheiro mais contado, pois você sempre saberá quanto gastou e o quanto lhe resta. 

Aplicativo grátis para sistemas IOS e Android e disponível em português.

WiFi Map 

Este aplicativo ajuda você a encontrar hotspots e pontos de wifi gratuito usando sua localização. Tudo sem cobrar dados de roaming ou taxas. 

Aplicativo grátis para sistemas IOS e Android. Disponível apenas em Inglês.

Triposo

Triposo pega informações de sites de pesquisa como wikitravel e wikipedia e os transforma em um guia online cheio de informações. Você pode achar recomendações para tudo, de atividades a fazer até onde se hospedar. Não se esqueça de fazer download dos guias antes de viajar para que possa acessá-los offline. 

Aplicativo grátis para sistemas IOS e Android. Disponível apenas em Inglês.

TripAdvisor

Não há dúvidas que TripAdvisor é um dos nomes mais famosos quando se trata de avaliações de hospedagem e locais. Feito especialmente para o viajante, o app tem fóruns falando sobre praticamente qualquer assunto que você se interesse, além de ter informações corretas sobre os destinos. Infelizmente, ele não pode ser acessado de forma offline pois está sendo constantemente atualizado, mas há guias das cidades disponíveis para download. 

Aplicativo grátis para sistemas IOS e Android e disponível em português.

Foursquare 

Com este aplicativo, você faz check-in onde quer que vá, e ganha pontos por isso. Você pode deixar comentários sobre sua experiência com cada local, além de poder também ler as avaliações deixadas por outros visitantes. Ele funciona como uma rede social: você pode adicionar amigos e compartilhar informações e updates em outras rede sociais. É muito bom para quem quer guardar o progresso de sua viagem. 

Aplicativo grátis para sistemas IOS e Android e disponível em português.

HotelTonight

HotelTonight é um aplicativo que ajuda você a encontrar lugares para se hospedar, mesmo que de última hora. 

Aplicativo grátis para sistemas IOS e Android. Disponível apenas em Inglês, com cobertura em países falantes da língua.

TimeOut City Guides 

TimeOut é o app perfeito para quem quer planejar um roteiro detalhado para sua viagem. Com dicas sobre eventos, restaurantes, hotéis, museus e muito mais, o aplicativo ajuda a sua viagem a ficar mais proveitosa. 

Aplicativo grátis para sistemas IOS e Android e disponível em português.

WeatherBug 

WeatherBug é um aplicativo confiável de monitoramento de clima. Ele oferece atualizações detalhadas do tempo, notícias e trânsito, tudo em tempo real. Você pode adicionar mais de uma cidade para a lista de locais monitorados, para saber como o clima está em sua casa e no seu próximo destino. 

Aplicativo grátis para sistemas IOS e Android. A língua varia de acordo com o destino.

AroundMe

AroundMe é um aplicativo guia que mostra os pontos mais importantes da cidade e quão próximo deles você se encontra. É um aplicativo muito útil para viajantes que não gostam de planejar suas viagens tão a fundo e gostam de viver no momento. 

Flush – Toilet Finder

Pode parecer besteira, mas este app é muito útil. O Flush – Toilet Finder é um app com apenas um objetivo: mostrar para você onde fica o banheiro mais próximo. O app também permite que os usuários votem na qualidade dos banheiros, para que você se prepare de antemão para tudo. Não soa como um app que deveria estar nesta lista, mas quando se precisa ir, não há muito o que fazer e estar em um país diferente às vezes se mostra uma barreira até nisto, mas não para quem tem o app.