O trem é o meio de transporte mais autêntico da Europa. Seja por qualquer das maiores companhias (TGV, Eurostar, ICE, etc.) viajar de trem é uma das experiências nas quais os turistas conseguem se inserir melhor na cultura e no dia-a-dia do cidadão europeu. Por ser diferente de um avião e não seguir os mesmos procedimentos que aeroportos, viagens de trem podem parecer difíceis e complicadas, mas na verdade, elas são bem mais tranquilas do que parecem. Com a ideia de auxiliar os novos viajantes, a equipe Otripulante reuniu uma séries dicas para quem quer ter a experiência de viajar pela Europa de trem e não sabe por onde começar. 

COMPRE UM GLOBAL PASS 

Global Passes são tickets de trem que permitem que você viaje por um determinado número de dias por um determinado período de tempo. Pode não parecer simples, mas é. Digamos que você compre um global pass de 7 dias durante 1 mês. Isso significa que você poderá utilizar os serviços da companhia ferroviária por um total de 7 dias escolhidos por você durante um mês. Em cada um desses dias, você tem direito a viagens ilimitadas em qualquer trem que quiser. É um item indispensável para quem pretende fazer viagens mais longas, entre países, pois com ele você pode, além de viajar pelos arredores do continente, ficar uns dias nos 7 lugares que escolher. 

NÃO SE PREOCUPE COM A BAGAGEM

Normalmente, trens são bem mais acessíveis em termos de bagagens do que companhias aéreas. Nos trens de alta velocidade, são permitidas duas bagagens médias e uma bagagem de mão, sem restrições de peso. Mas lembre-se de identificar suas bagagens corretamente, pois os pacotes maiores costumam ser levados em compartimentos na entrada ou saída dos vagões de viagem. Já a mala de mão vai no compartimento acima de seu assento. 

NÃO TENHA MEDO DE PROCURAR AJUDA

Num geral, viagens de trem são muito seguras. Ainda assim, caso alguma coisa aconteça com você ou seus pertences, basta procurar um dos seguranças do trem, e eles vão o auxiliar. Caso tenha dúvidas ou questionamentos, não se preocupe. Além dos seguranças dentro do trem, as estações são, no geral, lugares com um dos melhores atendimentos da Europa. Sempre haverá alguém para ajudá-lo, além de áreas de descanso e lazer, assim como praças de alimentação e armários disponíveis para o aluguel, onde o passageiro pode deixar sua bagagem enquanto passa pela cidade, caso não pretenda ficar muito tempo ali. 

CONTRATE UM SEGURO VIAGEM

Após a assinatura do Tratado de Schengen, ficou determinado que a contratação de um seguro viagem é obrigatória para grande parte dos países da Europa. Caso você não tenha um, você poderá ser barrado ao tentar entrar em um novo país. Atualmente, os países incluídos no tratado são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça. O Reino Unido não está incluso na lista, mas mesmo assim, a contratação de um seguro ainda é de suma importância para prevenir qualquer imprevisto em sua viagem. Para saber mais sobre as coberturas de um seguro viagem, clique aqui

NÃO TENHA MEDO DE SE INSERIR NA VIDA DA CIDADE

Diferente dos aviões, os trens param nas partes mais animadas da cidade. Você sai da estação direto dentro do dia-a-dia dos moradores daquele local. E não tenha medo de fazer parte dele! Os lugares mais badalados podem não parecer os melhores, mas são onde a vida da cidade está e você com certeza verá um lado mais verdadeiro da realidade daquele país. 

SAIA DA ROTA

Uma das maiores vantagens de viajar de trem é a viagem lenta passando por cidades não turísticas e por paisagens que outras vezes você talvez não visse. Isso significa que você tem mais lugares para ver. Se alguma cidade chamar a sua atenção, porque não descer naquela estação e aproveitar o dia em um local completamente novo? 

TENHA UM CHIP INTERNACIONAL

Embora os trens sejam equipados com Wi-Fi a bordo, é bom ter um chip para usar nas cidades e em trânsito. Assim, você tem mais formas de comunicação durante a viagem, além de sempre ter acesso à informações. Para saber mais sobre chips internacionais, clique aqui

Ao planejar uma viagem você deve sempre pensar no seguro viagem, ele é sempre algo essencial e muitas vezes obrigatório. O seguro viagem ou seguro saúde como também é chamado, garante assistência em emergência que possa acontecer durante o período em que você estiver viajando, protegendo você de gastos excessivos que poderiam causar transtorno em seu planejamento financeiro ou até mesmo (e pior), na sua viagem. Para saber mais sobre o seguro viagem internacional clique aqui. Otripulante.com é o maior especialista em seguro viagem do Brasil. Faça uma cotação online ou se preferir consulte um especialista, sempre terá alguém pronto para ajudá-lo.