É sempre difícil dar uma estimativa correta de quanto dinheiro alguém usará em uma viagem, especialmente porque isso varia de pessoa para pessoa, dependendo do destino da viagem, estilo da pessoa, local onde vai se hospedar e coisas que quer fazer. Ainda assim, é possível se fazer uma estimativa de quanto dinheiro lhe será necessário. Para isso, basta apenas um coisa: planejamento total. Nesse post, iremos dar algumas dicas para como planejar a parte financeira de sua viagem. 

TENHA UM PLANO B 

Primeiro de tudo, lembre-se que, mesmo levando dinheiro o suficiente, sempre pode ocorrer imprevistos que podem vir a requerer uma quantia maior de dinheiro do que o esperado. Sempre leve um pouco de dinheiro a mais, já cambiado, e seu cartão de crédito. Não é preciso usar o cartão durante o decorrer da viagem, mas tê-lo consigo trará mais segurança caso algo aconteça. Sem mencionar que, em alguns serviços (como aluguel de veículos, por exemplo), ele é a sua melhor chance de não ter gastos excessivos logo de cara. Uma dica boa também é levar um cartão com cobertura internacional, pois embora haja IOF, o uso dele é simplificado, e o seu funcionamento é garantido. 

CONTRATE UM SEGURO VIAGEM 

Ao se planejar para uma viagem, deve-se levar em conta também o fato de que nem tudo irá sair como o esperado. A contratação de um seguro viagem lhe trará segurança com esses momentos. Casa aconteça alguma emergência com você, o seguro cobrirá seus gastos ou o reembolsará por eles, fazendo com que você viaje com uma garantia maior não só monetária, mas também com a garantia de que conseguirá cuidar de momentos inesperados. Para saber mais sobre o seguro viagem, clique aqui.   

SAIBA QUAL ESTILO DE VIAGEM COMBINA MAIS COM VOCÊ

Esse passo é essencial para você conseguir calcular o que quer fazer. Você prefere tours ou gosta de sair pela cidade sozinho, se aventurando da maneira que quiser? Quer provar da comida local em restaurantes ou se inserir no dia a dia dos habitantes e comer em qualquer lugar? Ao saber disso, você terá um norte para procurar preços dos lugares onde realmente quer ir, e ter uma estimativa de quanto levar para lazer. As variáveis do tipo de viajante são inacabáveis, mas o que importa é estimar o quanto vai gastar em qualquer lugar. Um dos itens mais importantes de se estimar é o meio de transporte. Você quer chamar táxis ou ubers para te levar pela cidade ou prefere ir de trem ou ônibus? Tudo isso diferencia no seu limite, e deve ser decidido com antecedência. 

NÃO ESQUEÇA O ROTEIRO

Saber para onde você vai e o que pode fazer lá é essencial. Procure em guias de viagens, pergunte em fóruns da internet, busque a opinião de amigos sobre o local de viagem. Um roteiro não precisa ser estruturado por completo, mas ter algum guia do que você quer fazer, e já pesquisar de antemão os preços das atividades vai ajudar muito a decidir o quanto quer(e pode) gastar. 

DIGA NÃO PARA A ÚLTIMA HORA

Não deixe para achar acomodações ou meio de transporte no momento em que chegar no local. Pode parecer promissor e um tanto aventureiro fazer isso, mas na verdade, é algo até perigoso. Sempre tenha o local de hospedagem já escolhido ao viajar. Dessa forma, você pode pesquisar e escolher com calma, e às vezes até encontrar uma promoção ou outra que o ajudará a salvar dinheiro! Além de que, hóspedes de última hora as vezes não tem muita chance de escolha, e não podem decidir em que tipo de quarto irão ficar. 

SAIBA O TEMPO DE VIAGEM 

Da mesma forma que você deve saber onde vai ficar antes de viajar, você também deve saber quanto tempo irá passar lá. O tempo de viagem muda completamente o limite de gastos. Sem contar que passagens de ida e volta são mais baratas do que comprar elas separadas. 

 

Ao planejar uma viagem você deve sempre pensar no seguro viagem, ele é sempre algo essencial e muitas vezes obrigatório. O seguro viagem ou seguro saúde como também é chamado, garante assistência em emergência que possa acontecer durante o período em que você estiver viajando, protegendo você de gastos excessivos que poderiam causar transtorno em seu planejamento financeiro ou até mesmo (e pior), na sua viagem. Para saber mais sobre o seguro viagem internacional clique aqui. Otripulante.com é o maior especialista em seguro viagem do Brasil. Faça uma cotação online ou se preferir consulte um especialista, sempre terá alguém pronto para ajudá-lo.