A viagem entre aromas,sabores,lojas e lugares para comer e guardar na memória !!!
Muitas cidades, em distintos países que eu já visitei acompanhando  grupos ou mesmo de férias, a primeira coisa que perguntam quando chegam no hotel, é aonde eu compro lembrancinhas, tomo um bom café e ou encontro temperos diferentes? E a resposta sempre é MERCADO !!!

À medida que as pessoas se tornam mais viajadas, elas procuram experiências autênticas, que combinem com seus estilos de vida , gostos e conhecimento. Por isso conhecer os Mercados locais vão muito além de comprar lembrancinhas... buscam algo que se identifique e produtos que simbolizam a cultura local. Muitos desses Mercados guardam uma história que passam por várias gerações , eternizando a importância de saber negociar o seu produto, deixando os turistas satisfeitos e com vontade de voltar. Existe também aqueles lugares que já foram considerados um ponto proibido, mas que se tornou obrigatório a visita depois de ser transformado num espaço gourmet. Conhecer esses Mercados é daqueles passeios irresistíveis ,com lojas de todos os tamanhos, às vezes com espaços bem pequenos, mas não se engane, guardam verdadeiros tesouros, roupas,  jóias, prata e artesanatos. Nada se compara à grandiosa sensação proporcionada pelos inúmeros sabores, aromas, cores e perfumes. São lugares genuínos que te remetem a uma experiência inesquecível através de uma combinação perfeita entre aspectos culturais e gastronômicos. Uma mistura milenar, que com certeza vai fazer da sua viagem um momento enriquecedor.

Significado da Palavra MERCADO - Lugar público, ao ar livre ou em recinto fechado, onde se vendem e onde se compram mercadorias
Vamos conhecer alguns destes mercados que fazem parte das minhas dicas de viagem !!!

Seguro Viagem Internacional

Não viaje para o exterior sem um bom seguro viagem ou seguro saúde como muito costumam chamar, tanto na Turquia, Espanha ou EUA a saúde é privada e todos turistas devem ter um seguro, apesar de nos EUA não ser obrigatório é a saúde mais cara do mundo e seria uma loucura viajar correndo o risco de passar por apuros.
Otripulante.com tem um comparador que busca entre as mais tradicionais seguradoras o seguro de viagem de acordo com o perfil de cada cliente, tudo isso de forma simples e fácil, a contratação é online mas nossos especialistas sempre estão prontos para atender os viajantes. Se preferir pode enviar um email para atendimento@otripulante.com.

GRANDE BAZAR - ISTAMBUL, TURQUIA

O Grande Bazar, também chamado Bazar Coberto ou Mercado Coberto, é provavelmente o maior e dos mais antigos mercados cobertos do mundo, situado no bairro histórico de Eminönü, distrito de Fatih, da cidade de Istambul, Turquia.  Aberto em 1461, é muito conhecido principalmente pela joalheria, cerâmica, especiarias e tapetes.

Tem mais de 60 ruas cobertas e centenas ou milhares de lojas (1200 segundo uns, mais de 4000 segundo outros), é frequentado por 250 000 a 400 000 pessoas diariamente. Calcula-se que cerca de 20 000 trabalham nas lojas.

A maior parte das lojas está dividas por tipos de mercadorias. Quem gosta de fazer compras vai enlouquecer dentro do Grande Bazar, pois a oferta de produtos é imensa. Os preços são atrativos, mas é fundamental que você exerça a arte de pechinchar, pois o valor exibido na etiqueta nunca é o preço final do produto e se você tiver boa lábia vai conseguir ótimos descontos. Não tenha vergonha de pedir desconto , afinal os turcos fazer isto há milhares de anos e o ato de negociar faz parte da tradição deles. Se a comunicação estiver difícil, use a calculadora ou o celular para mostrar os números do preço.O Bazar abriga não só lojas de comércio, mas também casas de câmbio, duas mesquitas, fontes de água, delegacia, cafés e restaurantes, entre outros tipos de estabelecimentos. Está situado na parte mais alta da grande área comercial que ocupa a encosta sul do Corno de Ouro, onde no passado atracavam os navios que abasteciam Istambul.
Minha dica Não deixe de provar os doces turcos, o sorvete de leite de cabra e o suco de romã.

Endereço: Beyazıt, Kalpakçılar Cd. No:22, 34126 Fatih/İstanbul, Turquia
Horário de funcionamento: Segunda-feira - Sábado: 08:30 - 19:30

MERCAT LA BOQUERIA - BARCELONA ,ESPANHA

Conheci em fevereiro em pleno carnaval, todo decorado e os vendedores fantasiados. Um parada obrigatória no seu passeio pelo  calçadão em La Rambla. O Mercat de la Boqueria foi o primeiro mercado municipal de Barcelona, inaugurado em 1840, no dia de Sant Josep. O nome vem também da localização do mercado, já que era onde estava o Convento de São José, no qual se vendia carne. Atualmente nele se vende frutas, carnes, vinhos, queijos, azeitonas e artesanato. Nele você encontra muitos bares e restaurantes onde pode provar  Um dos pontos turísticos da cidade mais visitado tanto pelos turistas quanto pelos moradores.

Minha dica : não deixe de provar o crepe de presunto de parma da Creps Barcelona ou passar no

Can Paixano é uma champanheria que moradores locais e  turistas todo fim de tarde, vão tomar a taça de cava (espumante espanhol) custa em média 1 euro e a garrafa 5 euros, porém só é possível beber no Can Paixano se você comer alguma coisa… aí vem a parte boa, a variedade de tapas e sanduíches que eles tem é enorme e bebendo lindamente a um euro.

La Boqueria Market
Rambla, 91
08001 Barcelona, España.
Horário de funcionamento: Segunda-feira - Sábado: 08:00 - 20:30

CHELSEA MARKET- NY USA

Um dos meus preferidos Chelsea Market é um dos mercados gastronômicos mais importantes da cidade de Nova York. Perto de outros pontos turísticos ,como o High Line Park . O prédio foi construído no final do século XIX e foi por muitos anos foi a fábrica da Nabisco, conhecida pelos famosos biscoitos Oreo. Sem perder as características originais , o prédio no dia de hoje mantém a mesmo estilo rústico, onde conseguiu misturar com a cosmopolita Nova York uma grande variedade de lojas, cafeterias, restaurantes, bares, livrarias, chocolates, chás, floriculturas, num ambiente urbano e bastante eclético.

Todos que visitam o mercado tem acesso a conexão de Wi-Fi gratuita. Para quem quer conhecer mais sobre o dia a dia do povo nova-iorquino e sua cultura , este lugar  é imperdível.

Minha Dica Para quem gosta de vinho não deixe de visitar Chelsea Wine Vault com vinhos do mundo todo.
Giovanni Rana Pastificio & Cucina restaurante Italiano com panelas de bronze suspensas dando um toque na decoração.

Endereço: 75 9th Avenue (entre a 15th e 16th)
Horário de funcionamento: Segunda à sábado das 7h às 20h e domingo das 8h às 20h.

Lembrando que alguns restaurantes têm horários independentes do mercado, então vale a pena confirmar os horários nos sites oficiais.

Escrito por Jaqueline Zanenga