Qual a melhor cidade para viver nos EUA ?

Esta é a pergunta que todos fazem quando estamos pensamos em morar na terra do Tio Sam.

A partir do momento que você começa a viajar e conhecer a América do norte, e vivenciar no dia a dia a qualidade de vida e de segurança, o seu sonho de morar nos EUA fica ainda maior. E aí vem a pergunta ..como morar nos Estados Unidos ?  Essa resposta depende de muitos fatores importantes e vale a pena considerar, principalmente se vai com a família. Vale lembrar que para morar em outro país é necessário levar em consideracao muito mais além da qualidade de vida, são novos costumes, alimentação, e o idioma que muitas vezes se torna um grande complicador.

A maioria dos brasileiros já tem um estilo de vida seja ele conquistado com o próprio esforço, trabalho ou formação. Muitas famílias desembarcam em terras americanas atrás de uma oportunidade melhor, através de uma carreira acadêmica, trabalhando em hospitais como é o caso de enfermeiro(a)s ou a convite de um empresa multinacional. Essas oportunidades são algumas das formas de permanecer nos EUA mais tempo , conseguindo assim trabalhar , estudar e até mesmo o Green Card e a cidadania americana. É um país muito rígido com questões migratórias mas que ao mesmo tempo disponibilizam uma diversidade de tipos de vistos de residencia permanet, um deles está o visto de estudante F1, J1 e M1, como todo tipo de visto tem suas regras a serem seguidas, para ser emitido você deve estar matriculado em um curso que emita o formulário I-20 ( documento essencial para obtenção do visto de estudante ).  

Os vistos de estudante não permitem trabalhar, a não ser em empregos na própria instituição que você estuda, muitas escolas de inglês contratam alunos para trabalhar, dessa forma esse trabalho é legal e permitido pelo governo americano.

Então se você quer mesmo morar nos Estados Unidos, a primeira questão é a seguinte: Qual visto pedir ao consulado? Voce pode já sair do seu país de origem com uma autorização de trabalho, estudo, residência ou apenas com permissão para entrar nos EUA como turista que seria o caso do visto B2. Um turista uma vez dentro dos EUA pode pedir extensão do visto de turista ou mudar o status para trabalho ou estudo.

Os Estados Unidos sempre foi e continua sendo um dos países com as melhores oportunidades seja para residir temporariamente ou para morar definitivamente, mas eu recomendaria fazer um intercâmbio ou fazer uma viagem visitando varias cidades e conversando com brasileiros locais com mais informações do destino e assim tomar a decisão certa da cidade onde morar para correr atrás dos seus sonhos.

Seguro Viagem para Estados Unidos

Uma das coisas que mais preocupam as famílias que planejam viver nos EUA é a questão da saúde, já que nos EUA a saúde é totalmente privada e não há um SUS igual temos no Brasil. O Seguro Viagem que inclui cobertura para emergências médicas e hospitalares, é a melhor opção para quem está iniciando uma nova vida no Exterior, além da cobertura principal que é o atendimento médico e internações hospitalares, inclui também a ambulância 911 caso você precise acionar, medicamentos, emergências odontológicas, etc. Normalmente as seguradoras brasileiras permitem que os brasileiros permaneçam com seguro saúde no exterior por no máximo 24 meses, mas Otripulante.com tem parceria com seguradoras americanas que possibilitam a contratação de um seguro viagem por até 5 anos ou até que os imigrantes se tornem um cidadão ou obtenham o Green Card.
Você pode fazer uma cotação online no site Otripulante.com, além de ser os maiores especialistas em seguro viagem, tem negociações ótimas devido ao alto volume de venda.

Melhores cidades para Imigrantes nos EUA

Selecionamos algumas cidades acolhedoras para as famílias brasileiras considerando os aspectos de uma melhor qualidade de vida para os imigrantes. 

Newark, New Jersey - Grande colônia de Portugueses, tem uma rua chamada Ferry St onde você fala português e muitos comercios são de imigrantes portugueses. Os Brasileiros a muitos anos atrás começaram a se instalar nessa região também e hoje tem uma significante presença nessa região. Na verdade quando os Brasileiros falam que moram em NY, na verdade é um ponto de referência, uma vez que morar em Manhattan é carérrimo, a maioria dos Brasileiros que moram em Nova Iorque vivem em Astória região fora da ilha mas ainda no estado de NY ou em Newark, Elizabeth, Jersey City, todas em NJ que já é estado, basta atravessa os túneis ou pegar um Ferry Boat.
Há uma escola de inglês em Newark que já é nossa parceira a muitos anos e recomendamos, Harvest Institutea localização é ótima e o suporte deles para providenciar a documentação F1 é super ágil, isso facilita pois através delas muitas familias usam o visto F1/F2 para estudarem e viverem um tempo na América. Os alunos da harvest tem desconto de 10% na contratação de um seguro viagem.

Boston, Massachusetts - Uma das cidades mais importantes na história americana. Uma região com excelentes escolas públicas e privadas. Oferece uma vasta gama de serviços públicos e transporte acessível.  A maioria dos brasileiros moram em cidades menores e próximas de Boston, como New Hampshire, Framingham e Everett. Existem muitos restaurantes e negócios em função da grande imigração brasileira. Essa região concentra uma das maiores colonias de brasileiros nos EUA.

Edificios na cidade de Austin Texas

Austin, Texas -  Capital do Texas , uma das melhores opções para se viver não só para brasileiros . Se tornou polo de tecnologia gerando muitos empregos, um exemplo é a Dell Computadores que emprega cerca de 15.000 pessoas na capital texana. Muitos americanos que trabalham na área de TI estão se mudando para essa região devido a quantidade de oportunidade de empregos que a vinda de grande empresas como Google, IBM, Oracle, entre outras estão criando. A Universidade do Texas está entre as 20 melhores do país. Com uma  qualidade de vida invejável atrai muitos imigrantes para uma oportunidade.

Atlanta, Georgia - Uma excelente opção para morar com a família , com educação de qualidade, uma cidade muito grande e populosa e considerada a terceira em número de empresas, e sede de multinacionais reconhecidas mundialmente como a Coca-Cola, Home Depot, Delta Airlines, UPS entre outras, tornando assim a ofertas de empregos e oportunidades muito alta. A maior concentração de imigrantes brasileiros estão em cidades vizinhas como por exemplo Marietta que está a poucos minutos ao noroeste de Atlanta. 
A Delta Airlines tem seu call center nessa cidade e seguido tem vagas para suporte ao cliente em português já que o atendimento aqui do Brasil é feito pela central dos EUA.
Outro diferencial dessa cidade é a proximidade com o estado vizinho Florida, para viajar de Atlanta a Orlando são necessário apenas 7 horas de carro.

San Diego, Califórnia -  Com o clima muito parecido do Brasil e estilo de vida saudável a cidade na costa da Califórnia "American Finest City" é considerada uma das melhores cidades para morar, justamente devido ao clima que é um dos mais estáveis e agradáveis do mundo. Oferece muitas oportunidades, principalmente nos setores farmacêutico, equipamentos eletrônicos e aeroespacial. Para os imigrantes documentados que podem sair e entrar no país, a proximidade com o México facilita a viagem para o país vizinho mas também torna a cidade uma gigante colonia de imigrantes mexicanos.

Orlando, Florida - É uma das melhores cidades para brasileiros nos EUA, existe um bairro chamado Metrowest onde tem uma colônia brasileira gigantesca com mercados e restaurantes brasileiros, sushi de brasileiros, pizzaria, contador, igreja, etc. tudo dos “brazucas” ou frequentado basicamente por eles. Muitos chamam carinhosamente Orlando de Orlândia, e os bairros preferidos além do Metrowest seria o Hunters Creek e Lake Nona.
Além disso há cidades vizinhas como Winter garden e Windermere que de um tempo pra cá tem atraído muitos brasileiros principalmente os de classe média alta, nessas cidades estão as melhores escolas e a questão da segurança nessa região é indiscutivelmente melhor.
Quer saber como é viver e estudar em Orlando ? Leia nossa postagem exclusiva ESTUDAR INGLÊS EM ORLANDO para quem pensa em fazer um intercâmbio na cidade do Mickey. 

Boise, Idaho -  Não é muito conhecida pelos brasileiros. Com um clima muito agradável (frio intenso no inverno), fica já próximo a divisa do estado de Oregon no oeste americano. É a cidade ideal para quem não abre mão de tranquilidade, com um custo de vida mais acessível ela está entre as 10 cidades com melhor qualidade de vida nos EUA.  

Seattle, Washington -  Uma ótima opção de qualidade de vida.  Cercada de uma paisagem com montanhas , florestas e lagos. Uma das cidades americanas que mais crescem. Sede de várias empresas importantes e mais ricas como a Amazon e Microsoft mas que já foi a casa da sede de várias empresas grandes como Boeing, United Airlines e Cotsco. Seattle faz parte do Welcome America, um programa que facilita a inclusão de imigrantes no país, facilitando a empregabilidade e socialização entre moradores, gerando assim muitas oportunidades. 
Um dos pontos fracos dessa cidade, na verdade de toda região, é o clima que é muito chuvoso, encoberto e no inverno muito frio.

Chicago, Illinois -  Cidade muito grande e linda, alguns dizem que é a versão melhorada de NYC, criou um sistema jurídico inclusivo e adotou políticas de apoio a imigrantes indocumentados. Ficando em primeiro lugar como a cidade de oportunidades ao imigrante e uma das cidades mais acolhedoras americana, luta para defender os direitos das comunidades e pela reforma de imigração para estimular a economia .
Terceira maior cidade dos Estados Unidos, moderna e com muito para oferecer tem um inverno rigoroso com temperaturas negativas e muita neve grande parte da época fria do ano.

Não necessariamente as cidades indicadas sejam uma das que você conhece ou procura uma oportunidade, mas são algumas opções interessantes para um bom recomeço. Mais uma vez ressalto que o melhor local será onde você e seus familiares encontrarem o equilibrio entre várias necessidades básicas de um ser humano moderno, seriam essa a socialização, cultura, idioma, segurança, conforto, etc. Com isso tudo em harmonia você verá que independente da cidade que escolheu para viver o sonho americano, você e sua familia estarão bem e o melhor, muitas vezes com o passar do tempo, se sentindo em casa.

Escrito por Jaqueline Zanenga e Nicolas Aguia