Há diversos tipos de bolsas oferecidas pela CAPES. Para saber qual combina mais com você é preciso conhecer as diferenciações entre cada uma das modalidades de bolsa oferecidas pela instituição; para isso, irei explicar um pouco sobre cada uma delas, a fim de auxiliá-lo na sua busca pela graduação escolhida . Vale lembrar que grande parte destes programas são no exterior. Se este for o caso, isso estará explícito no post. Otripulante.com escreveu este conteúdo para ajudar quem tem interesse em buscar uma bolsa com auxilio da Capes e quando vocês precisarem de uma emrpesa que a anos vem ajudando os bolsistas com o Seguro Saúde Capes, estaremos aqui a dispoição.

Como são distribuídas as bolsas Capes ?

A CAPES distribui bolsas de estudo e auxílio para estudantes através de suas ações estudantis e programas. Dessa maneira, a instituição consegue dar suporte ao desenvolvimento científico e tecnológico de estudantes e pesquisadores brasileiros, além de promover a formação de profissionais na área de magistério. Com isso, a internacionalização da ciência, tecnologia e inovação brasileiras são devidamente incentivadas. Se você tem dúvidas sobre no que a instituição atua, falamos sobre o tema neste post.

No exterior, as bolsas concedidas pela organização podem ser individuais, vinculadas a parcerias universitárias (acordos entre universidades nacionais e internacionais que visam promover o intercâmbio de conhecimentos e a aproximação de currículos), ou a projetos conjuntos de pesquisa (que se une a grupos de pesquisa nacionais, que contemplam tanto alunos como docentes). No Brasil,  CAPES concede bolsas de estudos com o mesmo objetivo: o aumento da pesquisa científica nacionais e a formação de recursos de alto nível para o desenvolvimento do país. Para facilitar o seu entendimento, as bolsas estão divididas em “Bolsas e auxílios internacionais” e “Programas nacionais”. 

Seguro Saúde Capes

Apesar de estar denominado como seguro saúde no manual do bolsista, na verdade o produto que deverá ser contratado é o seguro viagem, produto regulamentado pela Susep - superintendencia de seguros privados e que ficará responsável pelos custos com emergências médicas hospitalares além de dar cobertura para odontologia, bagagem extraviada, repatriação do segurado, etc.

Para os estudantes e pesquisadores CAPES que estão vinculados a algum programa no exterior, é obrigatório a contratação do seguro saúde ou seguro viagem internacional, há um auxilio especial para o participante do programa adiquirir um plano com as exigências tanto da Capes como também do país onde será realizado o programa. A empresa Otripulante a muitos anos vem ajudando bolsistas de todo Brasil na contratação do seguro certo pois tem muita experiência e conhece quais os planos especificos que atendem os requisitos da Capes e dos mais diversos destinos para onde viajam os bolsistas.

Os bolsistas não só da capes, mas também da Fapesp, Faperj, Cnpq,etc. tem um desconto de 15% para contratação do plano com a empresa Otripulante, já são centenas de bolsistas que confiaram a proteção de suas saúde conosco.
Nossos seguros tem 100% de aceitação no SCBA da Capes, nunca tivemos um problema por vender um plano que não estivesse de acordo com o manual do bolsista.

Compre com uma empresa especialista no assunto e que tenha um corretor credenciado na Susep para você ter um respaldo legal e um suporte de qualidade.

Tipos de bolsas Capes no exterior:

GRADUAÇÃO PLENA 

A graduação plena é uma modalidade que consiste no completamento do curso de graduação em sua totalidade no exterior, com a finalidade de garantir que o aluno receberá estudo de qualidade e terá uma formação qualificada em sua área em instituições reconhecidas. 

GRADUAÇÃO SANDUÍCHE 

Esta modalidade consiste na realização do curso de graduação de forma intercalada, ou seja, metade no país de origem, e outra metade no país de destino. Se inicia o curso no país de origem, depois se passa um período no país de destino e se retorna ao país de origem para a conclusão do curso.

CAPACITAÇÃO 

É uma modalidade que consiste na complementação dos conhecimentos já obtidos pelo docente, para que este tenha as especializações necessárias ao atuar na área. 

MESTRADO SANDUÍCHE 

Da mesma forma que a graduação sanduíche, esta modalidade consiste do mestrado concluído em etapas, começando no país de origem, com um período no exterior e a conclusão no país de origem. 

MESTRADO PROFISSIONAL 

Consiste na modalidade em que o profissional já formado realiza um estudo ou pesquisa complementar a sua especialização e formação técnica, o que irá resultar na formação de profissionais qualificados para o desenvolvimento tecnológico e da inovação, voltando-se para a qualidade de trabalho e a competitividade de campo.

MESTRADO PLENO 

Consiste do mestrado completado e sua totalidade (incluindo a dissertação)no país de destino para garantir a formação qualificada em instituições de ensino renomadas. 

DOUTORADO SANDUÍCHE 

É a modalidade que prevê o desenvolvimento de pesquisa em Instituição de Ensino e Pesquisa estrangeira por alunos que são matriculados regularmente em curso de doutorado no Brasil, assim como a realização de um estágio. Esta modalidade abrange tanto brasileiros quanto estrangeiros. 

ESTÁGIO PÓS DOUTORAL OU PÓS DOUTORADO 

Esta modalidade promove, via desenvolvimento de atividades de pesquisa em instituições do meio,  o aprimoramento profissional e acadêmico de pesquisadores com titulação doutoral obtida há menos de oito anos.

ESTÁGIO SÊNIOR

Modalidade que promove o aprimoramento profissional e acadêmico de docentes no exterior. Está disponível para doentes com vínculo empregatício em IES (Instituição de Ensino Superior) do Brasil, título de doutor obtido há mais de oito anos, bem como demonstram produção científica relevante.

PROFESSOR VISITANTE NO EXTERIOR 

Esta modalidade prevê que professores e pesquisadores atuantes do no Brasil em todas as áreas (cuja formação e experiência profissional representem uma contribuição inovadora) tenham acesso a visitações, cursos e orientações em IES do exterior em Institutos ou Centros de Pesquisa e Desenvolvimento no exterior

CÁTEDRA 

É a modalidade consistente do desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa por pesquisadores brasileiros de alto nível.

PROFESSOR VISITANTE DO EXTERIOR 

Modalidade voltada para a realização de estudos em instituições de ensino superior brasileiras por professores e pesquisadores do exterior cuja formação e experiência profissional representem uma contribuição para a internacionalização dos cursos de pós-graduação brasileiros.

ESCOLA DE ALTO ESTUDOS 

Esta modalidade consiste na vinda de pesquisadores de altíssimo nível ao Brasil, com o objetivo de oferecer cursos e qualificar os programas de pós-graduação de instituições brasileiras.

Além destas modalidades, dentre os programas oferecidos pela CAPES, há os que se formaram a partir de negociação com parceiros internacionais ou em atendimento a demandas governamentais. Estes programas têm como base acordos bilaterais e/ou multilaterais e memorandos de entendimento que são executados por meio de instrumentos de seleção de projetos ou bolsistas. A lista destes programas pode ser encontrada aqui. 

Bolsas Capes no Brasil:

PROAP (Programa de Apoio à Pós-Graduação)

O programa tem como objetivo  financiamento de atividades para os cursos de pós-graduação, proporcionando melhores condições para a formação de recursos humanos.

PROGRAMA DE DEMANDA SOCIAL (DS)

Tem por objetivo apoiar discentes de programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, por meio da concessão de bolsas de estudo, nos níveis de mestrado e doutorado.

PROGRAMA DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA (PROEX) 

O objetivo deste programa é manter o padrão de qualidade dos programas de pós-graduação com nota 6 ou 7, pertencentes a instituições jurídicas de direito público e privado, atendendo adequadamente suas necessidades e especificidades. 

PROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO SUPERIOR (PROSUC) 

Tem por objetivo apoiar discentes de programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos por Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES), por meio da concessão de bolsas de estudo e taxas escolares, nos níveis de mestrado e doutorado. Sua finalidade é contribuir para a manutenção dos padrões de excelência na formação de recursos humanos. 

PROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO PARTICULARES (PROSUP)

Tem por objetivo apoiar discentes de programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos por Instituições Particulares de Ensino Superior, por meio da concessão de bolsas de estudo e taxas escolares, nos níveis de mestrado e doutorado, mantendo a mesma finalidade do PROSUC.

PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO/ CAPES (PNDP/CAPES)

Este é um programa de concessão institucional que financia estágios pós-doutorais em Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu acadêmicos recomendados pela CAPES.

DINTER

Viabilizar a formação, em nível de pós-graduação stricto sensu no país, de docentes das Instituições de Ensino Superior; Formar mestres e doutores do quadro permanente de docentes de instituições distantes dos grandes centros de ensino e pesquisa, de modo a diminuir as assimetrias hoje existentes; Fomentar a Produção Acadêmica e fortalecer, nas instituições atendidas, linhas de pesquisas que respondam às demandas relacionadas ao desenvolvimento local e regional.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOUTORAL DOCENTE (PRODOUTORAL)

Tem como objetivo geral estimular a elaboração e a implementação de estratégias de melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão das IFES de origem, de modo a apoiar esforços institucionais para a capacitação e para o aprimoramento da qualificação dos seus docentes, visando à consolidação de grupos de pesquisa e à formação de programas de pós-graduação.

PROGRAMA DE APOIO A EVENTOS NO PAÍS (PAEP)

Este é um programa que visa conceder apoio financeiro à realização de eventos de caráter científico e tecnológico de curta duração no país, com envolvimento de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação.

PROGRAMA PROFESSOR VISITANTE NACIONAL SÊNIOR (PVNS)

Tem como objetivo apoiar a execução de estudos e pesquisas pelo Professor Visitante Nacional Sênior que, em conjunto com planos institucionais, contribuam para a criação ou fortalecimento de programas de pós-graduação stricto sensu, além de propiciar a produção de conhecimento científico. 

Escrito por Alexia Rodrigues