Peças, musicais, apresentações épicas… a Broadway é conhecida mundialmente por suas produções teatrais altamente elaboradas, mas isso é apenas uma parte da mais famosa rua de Nova Iorque, que existe desde muito antes do surgimento da cidade. Como o nome diz a Broadway (caminho largo) é uma rua larga que atravessa toda a extensão de Manhattan, da ponta sul do Bowling Green para a ponta norte de Inwood, e continuando até o Bronx. Os 21 quilômetros da rua são cheios de pontos turísticos, mas a parte mais famosa (e a qual as pessoas normalmente se referem quando dizem “Broadway”) é o distrito teatral, localizado entre as 42nd e a  53rd streets, incluindo a Times Square. 

Também chamado de The great white way (nome dado ao local porque foi uma das primeiras partes dos Estados Unidos a serem iluminadas por luzes elétricas), essa pequena sessão é reconhecida como a casa da indústria teatral norte americana, e com razão. Lar para 40 teatros profissionais, todos com capacidade para no mínimo 500 pessoas, onde diversas apresentações são realizadas. Os shows de teatro musical e peças são os que mais chamam a atenção por serem reconhecidos mundialmente e altamente requisitados, movendo o competitivo mercado teatral em velocidade surpreendente (em 2010, shows da Broadway venderam mais de 1 bilhão em tíquetes, e este número só aumentou ao decorrer da década). 

Se você deseja comprar ingressos para shows da Boradway com disconto, o site Otripulante é para você!

Algumas curiosidades a se saber sobre a Broadway:

O Fantasma da Ópera é a produção teatral que está a mais tempo em cartaz na Broadway

Lançado em 1988, O Fantasma da Ópera está a 31 anos em cartaz. 15 atores deram vida ao papel de Fantasma nos teatros da Broadway, sendo  Norm Lewis o primeiro ator negro a interpretar o papel, e Ali Ewoldt a primeira atriz de descendência asiática que interpretou Christine (par romântico do Fantasma), nos palcos. Ao decorrer dos anos,  12,500 shows foram feitos, para mais de 18 milhões de pessoas.  

O Rei Leão é o show mais lucrativo da Broadway

Nos 20 anos em que está em cartaz, O Rei Leão acumulou 1.4 bilhões, com uma margem de 2 milhões por semana. Também foi o primeiro musical da Broadway a alcançar 1 bilhão em renda. 

Meninas Malvadas foi adaptado para a era da tecnologia

O musical Mean Girls (meninas malvadas) foi lançado a 14 anos atrás. Atualmente dirigido por Tina Fey, mudanças foram feitas para adequar o ambiente para o público atual. Embora o plot continue o mesmo, apps, smartphones e redes sociais foram adicionados para modernizar a peça. 

A loteria de Hamilton deixa você assistir o musical por apenas 10 dólares

Famoso por contar a história de Alexander Hamilton, político norte americano que foi um dos fundadores dos Estados Unidos,  HAmilton tornou-se uma das produções mais famosas da Broadway. Além dos ingressos normais, o show oferece a loteria #HAM4HAM, na qual futuros espectadores podem se inscrever e, caso ganhem, assistir o musical na primeira fileira, por apenas 10 dólares. 

Apenas 4 dos teatros ficam na Broadway

Há 40 teatros da Broadway em Nova Iorque, mas apenas 4 deles (The Winter GardenThe RoundaboutThe Marquis, e The Broadway Theatre) realmente estão localizados na rua Broadway. O que constitui um teatro Broadway é ele ter 500 seats and e ser localizado entre a 40th e a 54th streets, do oeste da 6th Avenue para o leste da 8th Avenue, incluindo a Times Square.

Apenas musicais em teatros Broadway se qualificam para o Tony Awards

Criado em 1947 por iniciativa de um grupo de produtores teatrais, e entregue pela primeira vez em 1949, o Tony Awards é  um evento anual equivalente ao Oscar do teatro. Para uma produção concorrer a prêmios em qualquer uma das quarenta e três categorias, ela deve ser apresentada em um dos 40 teatros. O prêmio ocorre no mês de junho e 700 jornalistas e integrantes da indústria do teatro votam nos concorrentes das categorias. 

A Broadway é um lugar cheio de história e cultura. Mesmo que musicais e teatro não sejam a sua praia, ainda é recomendável ao menos passear pela área – você certamente encontrará algo diferente de tudo que já viu!

Para quem pretende viajar, fica a dica: contrate um seguro viagem! O serviço o ajudará em com imprevistos, sejam eles causado por dançar demais na Broadway ou em qualquer outro lugar. A empresa Otripulante, especialista e seguro viagem, está pronta para ajudá-lo com emergências que possam vir a seu caminho. Seja via telefone ou WhatsApp, sempre haverá alguém disposto a sanar as suas dúvidas quanto ao assunto!