Viajar com crianças não precisa ser estressante. Tudo é uma questão de saber balançar atividades que envolvam as crianças com tempo de descanso suficiente para elas não se chatearem. Mesmo soando estressante, uma viagem em família pode se tornar uma das suas melhores memórias, você só vai ter que planejar um pouco mais do que o normal. Pensando nisso, nossa equipe selecionou dica úteis para que você consiga fazer o sonho da viagem em família se concretizar com facilidade e o mínimo de estresse possível.

Seja realista 

Ao planejar uma viagem que envolve crianças, não dá para deixar de fora que muito dos acontecimentos vão girar em torno delas. Além do que, suas férias vão ter que ser mais espaçadas, criar itinerários muito cheios vai fazer com que as crianças se cansem logo e ninguém vai aproveitar a viagem tanto quanto deveriam. E lembre-se, crianças adoram explorar o mundo ao redor delas, então as passadas em cada lugar serão um pouco mais longas.

Durante o voo

Uma viagem de avião pode ser longa e extremamente entediante para os pequeninos. Por causa disso, é bom ter distrações à mão. Compre algo para dar de surpresa e distraí-los. Pode ser um brinquedo, um livro de atividades… qualquer coisa que ajude a passar um pouco da monotonicidade do voo. Outra dica é marcar voos noturnos, ou no período em que seu filho estaria dormindo. Isso ajuda com que ele durma na maior parte do voo, o que vai ser mais confortável não só para você, mas também para ele.  

Contrate um seguro viagem

Antes de sair em férias, é sempre inteligente contratar um seguro viagem. Se você viaja com crianças, esta etapa é necessária. Um seguro viagem servirá para auxiliar você com qualquer imprevisto que possa acontecer com as crianças, garantindo que a viagem não terá que ser cortada ao meio por causa de emergências. Você pode se informar mais sobre esse assunto aqui, e se deseja contratar um seguro viagem, pode fazê-lo com Otripulante.

Hospedagem

Quanto à hospedagem, é muito importante reservar onde vocês ficarão com antecedência. Crianças se cansam facilmente, e precisam dormir para poder aproveitar o lugar. Também vale a pena sempre checar se o lugar escolhido tem áreas infantis por perto, como parques e playgrounds.  

Dê uma câmera para eles

Deixa com que documentem o que gostaram. A viagem também é deles, e assim eles vão ficar ainda mais envolvidos em tudo que está acontecendo, além de terem ótimas lembranças para o futuro. 

Crie atividades

Além de ser uma ótima forma de distração, também é perfeito para fortalecer o laço entre você e as crianças! Pode ser qualquer coisa, desde um jogo musical até um de achar objetos, eles com certeza apreciarão!

Planeje refeições

Além de salvar dinheiro, é um bom jeito de trazer alguma familiaridade para as crianças. Tente incorporar algumas de suas comidas favoritas nas refeições, para que se sintam mais seguros do que está acontecendo. E tenha em mente que, embora adultos consigam se adaptar com alguma facilidade à comida de um lugar diferente, nem sempre é o caso com crianças.

Tenha apps que eles gostam instalados no seu tablet/celular

Sabemos que durante uma viagem o ideal é que as crianças aproveitem o máximo possível do novo lugar, mas isso nem sempre acontece e aplicativos como jogos, ou até mesmo Netflix e Youtube servem para acalmá-los quando estão ficando nervosos.

Não se estresse

Coisas acontecem durante uma viagem. Tente não se estressar com cada detalhezinho, pois o seu nervosismo afetará as crianças. Apenas tente manter a calma e se distrair. 

Compre tickets online

Há muitos sites que vendem ingressos para shows, festas, parques e eventos com antecedência. Eles são uma ótima alternativa para quem viaja com crianças, pois você evita a dor de cabeça de ter que esperar na fila da bilheteria. Além do mais, há descontos para quem compra online!

Se divirta! 

A última dica é a mais óbvia: diversão. Não importa para onde você planeje ir, a viagem deve ser aproveitada ao máximo!