O traslado médico é uma cobertura do seguro viagem, que serve como a sua segurança contra emergências durante uma viagem pois garante atendimento e assistência necessários para o contratante.

O traslado médico é o tipo mais básico de seguro viagem possível de se contratar. Ele garante uma indenização ao viajante referente a seu possível encaminhamento para uma clínica ou hospital no caso de emergência médica sofrida durante a viagem. Também há a possibilidade de que o contratante acione a seguradora em caso de urgência, e solicite transporte para o hospital mais próximo, assim como solicitar que um médico o atenda antes mesmo de chegar ao local, a fim de agilizar a consulta. É de responsabilidade da seguradora informar ao paciente as instituições e profissionais que compõem a sua rede autorizada. Em outras palavras, se o contratante precisa fazer alguma remoção ou locamento para um hospital, se entra em contato com a seguradora, que cobrirá as despesas necessárias. 

Para toda a regra, há uma exceção, e com o traslado médico não é diferente. Há casos em que ele não  proporciona serviços de cobertura. É recomendado que o contratante os conheça de antemão, para ter certeza de que o serviço pode ser acionado e que não será prejudicado. Felizmente, a maioria dos casos é evitável, e eles são poucos: traslado que não tenha sido realizado por motivos de acidente pessoal ou doenças não cobertas pelo plano do seguro viagem; deslocamentos para postos de atendimento médico que não tenham sido previamente autorizados pela seguradora; despesas de traslado realizado quando o segurado tinha condições de se locomover sozinho para posto de atendimento.

Por ser considerado uma cobertura básica, o traslado médico é oferecido por todas as seguradoras, exigência feita e regulamentada na Resolução 315/2014 da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Por causa disso, todas as seguradoras do Brasil tem que oferecer este plano, caso contrário, se você contratar um seguro sem o traslado médico, os serviços de proteção ao cliente devem ser acionados, e a justiça pode cobrar multas da seguradora por não cumprir a lei, a fim de ressarcir os danos causados ao consumidor. 

Vale lembrar, traslado médico é diferente de traslado de corpo. Os termos, apesar de similares, carregam grandes diferenças entre si. Enquanto o traslado médico é uma indenização garantida para cobrir os custos de emergências do segurado e garantir que ele será levado a um hospital para tratamento, o traslado de corpo serve para que, caso o viajante venha a falecer, os custos do deslocamento de um corpo até o local onde será sepultado serão cobertos. 

Os dois planos são recomendados para a segurança do cliente durante sua viagem. O traslado médico é uma das especialidades da empresa Otripulante, que faz a cotação e venda de seguros viagens e o ajuda a conseguir encontrar o melhor seguro para você. Seja via site, ligação ou WhatsApp, sempre haverá alguém disponível para auxiliá-lo. Abaixo estão as seguradoras com as quais O tripulante trabalha: 

Affinity 

Travel Ace 

Vital Card 

Assist Card 

Assist Med 

April

Porto Seguro