Viajar de Motorhome é uma experiência muito diferente de tudo que você já experimentou, uma viagem baseada em Liberdade, Conforto e Economia onde você viverá bons momentos e irá descobrir novos caminhos por este mundo afora.

Esta postagem foi escrito por quem realmente viveu essa experiência, tivemos a oportunidade de realizar esta fantástica viagem em 2017 em um grupo composto por 05 adultos e 01 criança ( de 07 anos ), fazendo 10 cidades em 10 dias pela Califórnia!!

Como é Viajar de Motorhome nos EUA

A nossa opção para a locação do Mothorhome nos Estados Unidos, também conhecido como RV  abreviatura de “recreational vehicle”, foi a empresa mais conhecida e fortemente consolidada nos EUA e Canadá que é a Cruise America RV rental e sales, que tem sua sede no Arizona tendo mais 130 cidades para retirada e devolução do veículo, sendo que 39 são especialmente preparados para receber reservas de viajantes estrangeiros. Com 04 opções de tamanho e capacidades diferentes as quais vamos falar a seguir, todas as opções oferecem todo o conforto necessário como gerador de energia para poder suportar as alta e baixas temperaturas, banheiro com chuveiro e água aquecida, microondas fogão e geladeira para suprir todas a necessidades.

A Cruise America disponibiliza 4 modelos para locações, sendo que o menor deles comporta no máximo 03 pessoas e o maior no máximo 07.

Interior de um Motorhome

 

Não é necessário habilitação especial para dirigir esses tipos de veícuos, para brasileiros será necessário basicamente 3 exigências, CNH, Idade superior a 25 anos e cartão de crédito. Existem locadoras que aceitam a partir de 21 anos com custo extra devido ao seguro para essa idade ser maior. Na teoria também é necessário que o condutor tenha habilitação a mais de 12 meses e que a habilitação seja escrita em um alfabeto latin, como o Inglês, Frances, Português etc.

Viagem de Motorhome com criança

Em nossa primeira experiência a opção escolhida foi o LARGE RV pois estávamos em dois casais, um adulto e uma criança de 07 anos e foi uma ótima escolha pois conseguimos nos organizar e otimizar os espaços, confesso que não tínhamos lugar para as malas que ficaram no porta-malas embaixo do carro e só subíamos o necessário, as compras que não eram necessidades básicas também iam direto pro porta-malas.

Falando um pouco mais sobre nossa experiência, o Kadu ( meu filho que está na foto aí em cima ) disse que foi a melhor viagem da vida dele Ele aproveitou muito mais do que poderíamos ter imaginado, pois ficar 10 dias dentro de uma casa (pequena) sobre rodas, só com adultos e sem vídeo-game, poderia ter sido um desastre mas, ele ficou super empolgado em conhecer vários lugares diferentes e achou o máximo dormir dentro do RV mesmo quando estávamos fora dos Campings.

Motorhomes em Camping a Beira Mar

 

Como foi minha viagem de Motorhome pela Califórnia ?

Chegamos no aeroporto de Los Angeles pegamos um Uber e fomos direto na central da Cruise America para retirar o nosso RV que foi carinhosamente apelidado de “Kombão”, chegamos em cima da hora já que o horário de retirada é até as 16hs, na verdade ao chegar descobrimos que o apelido deveria ter sido Buzão pois ele era quase do tamanho de um ônibus! é obrigatório fazer um assistir um vídeo, tipo um cursinho e depois cadastramos os motoristas adicionais, acabou que somente os homens se animaram a  dirigir o RV que ficaram se revezando enquanto estávamos na estrada.

Dica importante: É recomendado reservar a retirada do motorhome para o 2º dia e se hospedar em um hotel na 1ª noite ao chegar nos EUA e Canadá, assim você não correrá o risco de perder o horário e ter a reserva cancelada. O processo de retirar do veículo demora cerca de 1 hora.

Ao alugar o RV pela Internet ou através de uma Agência de Viagens no Brasil, você pode optar por alugar o Kit pessoal (roupas de cama e banho) e o Kit de cozinha (panelas e talheres), nós pegamos apenas o kit de cozinha pois não achamos vantajoso pegar o kit pessoal, levamos na mala da viagem nossas próprias roupas de cama e banho, mas fica a dica, esses ítens são super em conta na Ross, TJ Max, Marshalls, Burlington, etc. famosas lojas de ponta de estoque em todo EUA. 

Seguro Viagem para os EUA

Sempre que viajamos para o exterior é muito importante a contratação de um seguro viagem que irá garantir que eventuais emergências não se torne um transtorno em sua viagem. Não é necessário um seguro especial para esse caso em que a viagaem será em um mortorhome, o seguro do veículo é fornecido pela própria locadora, já o seguro para emergências médicas, extravio de bagagens, cancelamento de viagens, etc. esse você deverá comprar aqui no Brasil de preferência com uma empresa especializada. Otripulante.com é a maior especialista em seguro viagem no Brasil e você poderá fazer uma buscar no comparador que tem no site deles.

Apesar dos EUA não exigir um seguro viagem ou seguro saúde para entrada no país, é bom saber que eles tem umas das saúdes mais caras e ela é totalmente privada, não tem nada de SUS na terra do Tio Sam.

Aluguei um Motorhome nos EUA e agora o que eu faço ?

Assim que saímos da garagem / loja da Cruise America nossa primeira parada foi o Walmart para comprar os artigos de primeira necessidade e comida para os primeiros dias. Lembrando que não é aconselhável comprar muita coisa pois não há espaço suficiente armazenar tudo, principalmente quando o RV está com a capacidade máxima.

Saindo do supermercado e pegamos a estrada direto para San Diego onde estava localizado nosso Camping que já havíamos reservado no Brasil, localizado na cidade  de Chula Vista , ele fazia parte de uma rede de campings que são chamados de “camping resort” e não é por menos pois a estrutura é fantástica.

Camping Resort KOA San Diego

A estrutura desses campgrounds são fantásticas, com opção de Cabanas para locação, Piscina e até programação de entretenimento para crianças e adultos. Detalhe para música ao vivo todas as noites.

Minha mala não chegou na esteira, o que devo fazer ?       

Detalhe fatídico e que não poderia deixar de contar é que a mala da minha Tia, onde estava a roupa de cama e banho e todas as suas roupas não chegou junto, ficou no Brasil então nesse primeiro dia já contatamos  a central de atendimento do seguro de viagem para que eles já auxiliassem na busca e localização da bagagem extraviada, e caso não fosse localizada ela recebesse a indenização pela perda. 

Para nossa surpresa no nosso segundo dia neste mesmo Camping em San Diego quando fazíamos um churrasquinho de despedida pois, na manhã seguinte já iríamos atravessar a California, chega uma MiniVan e perguntando pelo nome da dona da mala, eles entraram no Camping e foram levar a mala onde estávamos estacionados.  Foi muita alegria, pois já havíamos perdido as esperanças de receber a mala pois estaríamos cada dia em uma cidade diferente! 

Como a entrega da mala atrasou mais de 6 horas, pudemos utilizar a cobertura “ atraso na entrega da bagagem” que serve para o viajante comprar os itens de primeiras necessidades que estavam na mala que não chegou. Você pode efetuar as compras e depois solicitar o reembolso para seguradora, não esqueça de pedir o documento da cia aérea onde confirma o atraso.

Viagem de Motorhome nos EUA com família

Durante esses 10 dias tivemos diversas experiências, conhecemos alguns Campings, fizemos 02 free parkings, um em um estacionamento de um Walmart em Los Angeles e outro em uma estacionamento público na charmosa cidade Salsalito que permitiam o pernoite free, ambos era permitido o pernoite desde que saíssemos antes do horário de funcionamento dos estabelecimentos, no Walmart o segurança bateu logo cedo pra lembrar que não poderíamos ficar estacionados ali mas, como avisei que os demais estavam comprando coisas pro café da manhã no mercado ele disse que não teria problema em ficar sem problemas!

Durante todo o tempo nós estávamos com nosso Kombão pra cima e pra baixo, confesso que achei que ia ser muito mais difícil estacionar em vias públicas devido ao tamanho mas, no geral não tivemos problemas, somente tomamos uma multa quando estacionamos em locais para ônibus em Monterey ( multa básica de U$50 que pagamos on line ). 

Apenas nos dois últimos dias que estávamos em Los Angeles onde achamos que nossa mobilidade ficaria muito restrita devidos as pequenas vielas e subidas e descidas nós alugamos uma camionete Suburban para conseguir nos locomover melhor e deixamos nosso RV estacionado no Camping, foi uma ótima ideia, pois em uma cidade tão movimentada dificilmente conseguiríamos um bom lugar para parar perto das atrações turísticas e assim podemos conhecer mais pontos turísticos em um curto período de tempo.

Listagem das melhores experiências durante essa viagem:

  • * Conhecer a prisão de Alcatraz
  •  
  • * Parque Nacional de Yosemite
  •  
  • * Sequoias National Park
  •  
  • * Andar de bondinho em San Francisco
  •  
  • * Atravessar a Golden Gate
  •  
  • * Caminhar no Deck de Santa Cruz
  •  
  • * Pier de Santa Mônica
  •  
  • * Andar de Skate em Venice Beach
  •  
  • * Compartilhar bons momentos com pessoas queridas
  •  

Quanto custa alugar um Motorhome nos EUA ?

O valor poderá variar de acordo com a cidade e estado que você irá retirar e se a devolução será no mesmo lugar que você pegou o veículo. Mas para termos uma idéia fiz uma simulação de quanto ficaria 10 noites na Florida (a reserva é pelo nº de noites), o custo de todos os tamanhos, 3, 5 e 7 passageiros, é bem dizer o mesmo, em muitos caso até igual.
Lembrando que os valores estimado abaixo é de uma reserva feita pelo próprio site da empresa de motorhomes (https://www.cruiseamerica.com/), na viagem que relatamos nesse post, optamos por reservar através de um representante no Brasil, além de pagar em 10 X sem juros e com o câmbio fixado, tem alguns benefícios como KM livre (opcional), Gerador livre. Mas ambas formas funcionam perfeitamente, a agência sempre te trará uma segurança pois você terá esse suporte de um profissional que lhe ajudará tanto com a locação como também com a formulação do roteiro.

Em 95% dos casos os valores através de agência de viagens fica mais econômico que diretamente no site.

Segue abaixo os valores retirados do próprio site da Cruise America.

10 Noites: US$ 1300.00

(US$ 130 por noite)
1000 Milhas inclusas - $350.00
(você pode definir quantas vai querer)
Taxa ambiental: $ 7.00
Subtotal: $ 1657.00
State Tax: $124.28

(imposto local que pode variar)
Depósito de segurança: $500.00
(calção reembolsável)

Valor total a pagar: US$ 2281.28
(o valor final de verdade é US$ 1.781,28 )

Depois da devolução do veículo, o valor do depósito de segurança (US$ 500) será reembolsado no seu cartão.

Observações relevantes:

Seguro de responsabilidade suplementar:
Se preferir pode pagar uma taxa de US$ 14,95 por noite para casos de acidentes não precisar pagar a franquia de US$ 1500
.
Não inclui na locação os kits de cozinha e cama e banho, pois como já falei dependando da situação não vale a pena.
Lembre que ainda terá o custo com combustível, campings, pedágios, etc.

Dica preciosa: Muitas pessoas compram utensílios domesticos (cafeteira, torradeira, cadeiras de camping, etc) e acabam descartando ao devolver o motorhome na locadora, esses itens ficam em um local específico disponível para doar a novos aventureiros, normalmente coisas novas que poderão ser muito útil e ajudará a economizar alguns dólares.

Motorhome nos EUA vale a pena ?

Siiiimmmmmm !

Vale muito a pena pela experiência totalmente diferente dos pacotes turísticos tradicionais, claro que já tínhamos algumas horas de turismo no “kombão” mas podemos dizer que de 1 a 5 o nível de dificuldade é 3, adoro encorajar amigos e clientes a fazerem sem medo de ser feliz.

Vale lembrar que não podemos pensar que uma viagem de motorhome será mais econômica, pois além do aluguel do hotel sobre rodas, você terá que pagar pelos campgrounds que giram em torno de US$ 60 por noite e está cada vez mais difícil fazer “free parking” que é como chamam os motorhomes que estacionam em lugares públicos para dormir, como por exemplo Supermercados, praia, deserto, etc.

Informações sobre viagem de motorhome nos EUA

Apesar de sermos especialistas em Seguro Viagem, para nós será um prazer ajudar mais uma família de brasileiros a se aventurar pelas estradas americanas em um RV e viver um pouco dessa que é uma cultura muito forte nos Estados Unidos.

Fiquem a vontade para enviar suas perguntas para atendimento@otripulante.com.

Escrito por Aline Aguiar