Festivais são um ótimo jeito de experimentar de primeira mão a cultura de um país. Além de incrivelmente divertidos, as temáticas entre os festivais variam, e com tamanha diversidade pelo mundo, fica difícil escolher a qual ir primeiro. Por isso, nós da equipe O Tripulante preparamos sete dos festivais mais divertidos do mundo, todos com temáticas distintas, para você poder descobrir um pouco mais sobre o mundo em que vivemos. 

Festival das lanternas – Pingxi, Taiwan. 

Este é um festival anual organizado pelo escritório de turismo de Taiwan. Ele ocorre no décimo quinto dia do primeiro mês do calendário lunar, marcando o final do ano novo chinês. As lanternas sempre foram meios de comunicação: antigamente, serviam para comunicar cidades vizinhas de acontecimentos; agora, elas servem para carregar mensagens e desejos de quem as libera. Em alguns lugares da China, o festival também é conhecido como o dia dos namorados chinês. 

Mardi Gras – Nova Orleans, Estados Unidos. 

Conhecido por suas máscaras de gesso, colares de conchas e desfiles, o mardi gras, também conhecido como terça-feira gorda, é celebrado um dia antes da quarta feira de cinzas. O festival marca o prelúdio da Quaresma (os 40 dias de jejum e sacrifício entre a Quarta-Feira de Cinzas e o Domingo de Páscoa). Embora festejado por todos os Estados Unidos, Nova Orleans é a cidade mais conhecida pelo festival, que começa na sexta feira da semana anterior e se estende até a meia noite da terça-feira gorda.

Festival de Música do Pacífico Petronio Álvarez –  Cali, Colombia 

Dedicado ao músico e poeta colombiano Petronio Álvarez, o festival ocorre anualmente na cidade de Cali, celebrando a música da costa do pacífico da Colombia, que é fortemente influenciada por sons africanos. 

Uttarayan – Ahmedabad, Índia

Embora desconhecido fora do país, Uttarayan é um dos grandes e mais populares festivais indianos. É um festival internacional de pipas, no qual milhares de pessoas lançam suas pipas ao mesmo tempo até o escurecer, quando então lançam lanternas de fogo. 

La Tomatina – Buñol, Espanha 

A Tomatina é uma guerra de tomates realizada na cidade de Buñol. Ela acontece anualmente na última quarta-feira de agosto. Os tomates usados no festivais são de uma variedade não própria para consumo, portanto são cultivados somente com a finalidade de lavar as ruas com vermelho. 

Carnavale –  Veneza, Itália

Este festival surgiu a partir da tradição do século XVI, onde a nobreza se disfarçava para sair e misturar-se com o povo. Desde então as máscaras são o elemento mais importante deste carnaval, sendo vistas em todos os participantes dele. Atualmente, o festival é celebrado em fevereiro, e dura dez dias. 

Gerewol – todo o Chad

Este festival é, na verdade, um concurso de beleza entre homens de todas as tribos do Chad, que se reúnem durante uma semana para dançar, comer e procurar por amantes. Durante o festival os homens carregam consigo espelhos de mão e arrumam a sua aparência constantemente, se preparando para a dança Yankee, na qual três juízas escolhem um vencedor próprio que irá ter fama por anos entre as tribos. Os Wodaabe são poligâmicos, e [e a mulher que tem o papel de líder no relacionamento. Durante a dança, uma mulher que deseje ser “roubada” por um marido mais atrativo, deve tocar no ombro do pretendente, indicando sua escolha.  

*Ao viajar, é sempre bom estar preparado para imprevistos. A empresa Otripulante, especialista e seguro viagem, está pronta para ajudá-lo com emergências que possam vir a seu caminho. Seja via telefone ou Whatsapp, sempre haverá alguém disposto a sanar as suas dúvidas quanto ao assunto!*