Cirque du Soleil é uma companhia canadense multinacional sediada na cidade de Montreal. Foi fundado em 1984 por artistas de rua que faziam parte de uma trupe performática. O fenômeno se iniciou durante as como parte das comemorações do 450º aniversário de Quebec, sob o nome Le Grand Tour du Cirque du Soleil, onde a trupe viajou por 11 de Quebec. Após o tour inicial, a trupe foi chamada para fazer um novo espetáculo no ano seguinte, quando mesmo com grandes problemas financeiros, iniciou sua arrebatadora carreira. 

Atualmente a companhia é a maior companhia circense do mundo, com espetáculos que viajam o mundo inteiro. Notórios especialmente pela sua fusão de acrobacias, teatro e música, o circo puxa ideias de diversas fontes, não apenas de um grupo criativo, como de músicos, atores e artistas circenses de todos os lugares do mundo, mas também de seus empregados e trabalhadores temporários através de um workshop. Isso faz com que as performances sejam sempre originais e de pontos de vista não antes explorados. 

Há muito por trás do sucesso da organização. A ausência de animais nas apresentações não só deixam o circo mais humano, como também corta em grande parte os gastos que a organização poderia ter. Antigamente, isso foi de suma importância para o crescimento do espetáculo. Atualmente, com incontáveis patrocinadores e presentações que lotam teatros ao redor do mundo, o circo tem liberdade para investir em  formas tecnológicas que continuam surpreendendo as pessoas. 

Não somente, a equipe artística da companhia trabalha sozinha, cada um dos artistas do time trabalha sozinho, com liberdade para usarem sua imaginação ao máximo, sem interrupções. Para finalizar, o time de marketing e estratégia da companhia faz seu trabalho muito bem, sempre trazendo novos temas e ideias relevantes do momento mundial para que sejam introduzidos propriamente nos espetáculos. Acima de tudo isso, os espetáculos não tem uma equipe fixada de artistas circenses. Cada artista é medido em suas habilidades e capacidades, e são usados de acordo com o que funciona melhor para suas possibilidades. Tudo isso é compactado com liderança forte, mas que ainda permite que seus artistas respirem. 

No geral, o sucesso em massa da companhia se dá por todos estes fatores trazidos juntos para formar um espetáculo novo e tão diferente entre si que deriva dos já feitos anteriormente pela própria companhia. Também não podemos deixar de lado que o talento dos diretores, artistas performáticos e trabalhadores de bastidores seguram a fama do Cirque du Soleil a cada nova performance. 

Se você pretende ir a um dos espetáculos, o ticket pode ser adquirido com desconto aqui.

Alguns dos espetáculos já trazidos pela companhia:

Ovo

Lançado no início de 2019, Ovo é o primeiro espetáculo brasileiro do Cirque du Soleil, além de também ser o primeiro espetáculo da companhia a ser dirigido e coreografado por um mulher, Deborah Colker, que também criou o espetáculo – que tem toda sua produção inspirada na cultura brasileira, usando ritmos musicais próprios do país (como funk, samba e bossa nova), e tem como cenário a flora brasileira.

Zumanity 

Zumanity é o primeiro espetáculo da companhia que aborda temas “adultos”.  Creditado como O lado sensual do Cirque du Soleil, o espetáculo é um show-cabaré residente em Las Vegas. O espetáculo é tido como uma reviravolta na realidade, que faz com que o provocativo se torne leve e brincalhão, e torna o proibido em eletrizante.

Alegria 

Um dos espetáculos mais populares da companhia, Alegria foi um espetáculo para refletir, no qual o tema principal é o mau uso do poder político, seja ele por reis, tiranos ou ditadores. O espetáculo preza a caminhada da humanidade em conjunto. Sem escrúpulos, o espetáculo, que foi encerrado em 2013, era um relance dos horrores do passado e das grandes possibilidades do futuro.

KÀ conta a história de dois irmãos gêmeos, um homem e uma mulher, que atravessam diversos problemas para cumprirem seu destino em comum. É um espetáculo que desafia a gravidade em um palco móvel. O espetáculo toca em temas que normalmente são mais delicados, como guerras e luta. 

O

“O” é uma produção baseada na água, realizado em uma piscina com cerca de 5.700 m³ de litros de água, o show inclui performances submersas e de nado sincronizado. O espetáculo presta homenagem a forma mais pura da água, do surrealismo e ao romance aquático.O show reside permanentemente em Las Vegas desde 1998.

ZARKANA

Zarkana seguia a ideia de um mágico num teatro abandonado que perdeu toda sua mágica e sua namorada. Ao rezar para que deuses a retornem, ele é enviado para um mundo de criaturas mágicas. O show iniciou-se como um espetáculo de tour, mas depois ficou situado em LAs Vegas até seu encerramento, em 2016.