Uma viagem em grupo pode cheia de diversão, memórias inesquecíveis e muita diversão com as pessoas que você ama, mas também pode trazer uma dor de cabeça tão longa e duradoura quanto a sua viagem. Isso porque, ao juntar mais de uma pessoa, conseguir merger os estilos, preferências e interesses pode ser muito complicado, e aumentar as chances de desentendimentos durante o período de viagem.
 

Sabemos que uma viagem em grupo ideal é aquela em que você viaja com amigos ou família, pessoas que sejam próximas de você em gostos e estilos e com as quais você se sinta confortável e vocês passam pelo período inteiro sem nenhuma confusão. Mas infelizmente, nem sempre é esse o caso. Especialmente em grupos maiores, com amigos de amigos ou namorados de amigos, por exemplo, onde você conhece um pouco a pessoa mas não tanto assim, ou com família distante, como tios e tias que você não tem tanta convivência. Essa falta de intimidade pode tornar a viagem difícil para os envolvidos, e causar muitas discussões. Por isso, a equipe Otripulante.com traz aqui dicas para você planejar e realizar a sua viagem da forma que fique mais confortável para todos os envolvidos! 

  • Comunicação ampla

Seja através de um grupo do WhatsApp, reuniões ou ligações, é importante que todos os viajantes estejam na mesma página quanto aos planos básicos da viagem (como transporte, alimentação, situação monetária e locomoção). Não hesite em por todas as cartas na mesa e expor as ideias de todos, pois esclarecimento é preciso para que ninguém fique perdido com os planos. É bom também nunca decidir nada sozinho, sempre abra uma votação para que todos possam chegar a um acordo conciso sobre o que irá acontecer. 

  • Tenha um dinheiro do grupo para gastos comuns

Dinheiro é um tópico delicado sempre, mas para que não se embole e torne-se razão de atrito entre os membros da viagem, é bom ter um dinheiro em comum para todos os viajantes, onde cada um daria uma mesma quantia de dinheiro a ser usado para gastos comuns, como compras para refeições, pedágio, papel higiênico, gasolina… coisas das quais todos irão desfrutar. Isso evita com que pessoas fiquem devendo uns aos outros, deixando todos em uma situação desconfortável. Combine de antemão também com que frequência o dinheiro será dado (como por exemplo, duas vezes ao mês cada pessoa dá 20 reais para as despesas gerais), e quem ficará responsável por ele. 

  • Contrate um seguro viagem! 

Especialmente para quem vai viajar para destinos internacionais, o seguro viagem é uma salvação. Ele é um serviço que existe para oferecer assistência em emergências que possam a vir ocorrer durante sua viagem, garantindo a indenização, reembolso ou prestação de serviços caso o uso de alguma das coberturas contratadas seja necessário. Para alguns destinos, como os dos países que fazem parte do Tratado de Schengen, a contratação deste serviço é obrigatória, mas mesmo que não seja, prevenir é melhor do que remediar. É bom que todos no grupo tenham o serviço contratado, para que qualquer situação de urgência possa ser resolvida sem prejudicar demais a viagem. Empresas como a Otripulante.com o ajudam a adiquirir o melhor seguro viagem para o seu caso. 

  • Dias livres! 

Não é só porque a viagem é em grupo que todos tem que estar juntos o tempo todo! Claro, é sempre bom ter alguma flexibilidade para fazer planos com o grupo, mas dias livres nos quais cada um pode ir sozinho ou em grupos menores para ver e conhecer o que quiser são muito bons. Também é bom lembrar que você não tem que sempre fazer as coisas junto do resto. Apenas encontre pessoas que gostam de coisas mais no seu estilo e se junte com o grupo em outros momentos. 

  • Sem egoísmo!

Lembre-se que você está em um grupo. As piores coisas a se fazer em viagens neste estilo é ser a pessoa que compra coisas para si (como comida, por exemplo) e nem sequer oferece, ou ser o cara que come mais que todos os outros e não deixa o resto aproveitar direito. Seja mais generoso com o grupo, afinal você estará vendo muito um do outro durante esse tempo!

  • Flexibilidade é a sua melhor amiga 

Como disse no item 4, é bom ter alguma flexibilidade para com os planos do grupo. Ser rígido demais com os seus desejos e o que você acha melhor pode acabar só estragando a viagem para o grupo. Claro, nem sempre todos irão gostar dos horários combinados ou das atividades a serem feitas, mas lembre-se que está sozinho e se fizer birra, quem vai estar perdendo é você. E outra, às vezes quando fazemos coisas que normalmente não faríamos, acabamos nos divertindo ainda mais e criando memórias inesquecíveis. 

Uma viagem em grupo não tem que ser uma dor e cabeça. Seguindo estas dicas e se munindo de bom senso e parceria, você com certeza irá aproveitar muito deste período, e conhecer melhor as pessoas com quem está!