O ecoturismo (ou turismo ecológico) é um tipo de turismo que está se tornando cada vez mais popular entre viajantes. Ele consiste do turismo e atividade turísticas que têm baixo impacto ao meio ambiente e utilização sustentável do patrimônio cultural, assim como o apoio a conservação e conscientização ambientalista. Se tornou tendência entre os amantes da natureza nos últimos anos, pois promove o mantimento de comunidades locais que são receptoras de turistas, ao mesmo tempo que foca em preservar o meio natural. O ecoturismo também incentiva a sustentabilidade. 

Embora tenha crescido exponencialmente, não existem regras formadas de como se praticar o ecoturismo.  Mas existem algumas concordâncias sobre o que caracteriza esse tipo de turismo. A parte mais importante de se lembrar é a interação entre o homem e a natureza de forma respeitosa e não prejudicial. Há também especialistas da área que defendem que o ecoturismo deve ser minimalista, ou seja, menos pessoas viajando juntas, que não tragam desequilíbrio para o lugar que estão visitando.

Seguro Viagem para Ecoturismo 

Em uma viagem normal já é altamente recomendado uma boa proteção para imprevistos, o seguro viagem nesse caso de turismo de aventura e muito provavelmente em lugares mais remotos, é algo que não pode ficar de fora do planejamento da viagem.
Lembre-se que seu plano de saúde, caso você tenha um, muitas vezes não terá um parceiro, médico, clinica no meio do Pantanal por exemplo ou até mesmo em uma safári na África do Sul, nesses momentos quem irá ajudar você será o seu seguro viagem emergêncial, seja nacional opu internacional o seu destino de ecoturismo, não pense em sair de casa sem um bom plano de seguro viagem, Otripulante.com é o maior especialista em seguro viagem e você pode fazer uma cotação online muito rápido e simples.

Porque não somos especialistas na área, a equipe Otripulante não pode dizer com certeza o que caracteriza o ecoturismo, mas podemos lhe falar sobre nossa área de especialidade: o seguro viagem! Também conhecido como seguro saúde, o seguro viagem é um serviço que garante assistência em emergência que possa acontecer durante viagem seja ela lazer, viagem a trabalho ou até mesmo ecoturismo, protegendo você de gastos excessivos que poderiam causar transtorno em seu planejamento financeiro, na sua viagem e no meio ambiente a sua volta. Otripulante.com é o maior especialista em seguro viagem do Brasil. Faça uma cotação online ou se preferir consulte um dos nossos especialista, sempre terá alguém pronto para ajudá-lo, assim como vamos ajudá-lo a saber como começar a praticar o ecoturismo com essas dicas básicas:

Respeita a cultura e a diversidade local

Vamos começar com algo fácil. O turismo não afeta somente o meio ambiente, mas também a cultura de um local. respeitar a natureza, também consiste em respeitar a diferenças em práticas e tradições de um lugar, sem julgar ou prejudicar o próximo. Ecoturismo também é praticado quando somos turistas conscientes, que não atrapalham a cultura alheia de forma excessiva e grotesca. Isso quer dizer que, ao viajamos para algum lugar desconhecido, é sempre de praxe pesquisar e se inteirar ao máximo sobre a cultura e os hábitos dos cidadãos locais, para não ser desrespeitoso, e não pagar o papelão de turista perdido!

Não se arrisque de forma desnecessária

Ecoturismo só funciona quando aproveitamos tudo que a natureza e tem a nos oferecer da forma correta. Ou seja, embora você tenha o seguro viagem para te garantir, sair se aventurando sozinho não é uma boa ideia. Profissionais especializados sabem o que estão fazendo, e como tomar práticas sem prejudicar o mundo ao redor, além disso, eles tem equipamentos de segurança, que facilitam a vida de todos. Portanto, quando você for praticar um esporte de risco, além de seu seguro viagem especializado na área, você também deve sempre ter o auxílio de profissionais, e evitar áreas de risco para si e para a natureza. Praticar o turismo ecológico também é levar a sério a sua saúde e dos outros.

Escolha empresas com compromisso socioambiental 

Pode parecer chatinho e até inconveniente ter que procurar por esse tipo de empresa, mas valhe a pena, e é mais fácil do que parece. Ao agendar sua viagem e suas atividades, certifique-se que as agências de viagens (você sabia que a Otripulante também é uma agência de viagens?), hotéis e tours que você irá escolher seguem a cultura da sustentabilidade. Apenas esse passinho já faz uma grande mudança para o impacto ambiental. Existem muitas formas de uma empresa ou serviço serem auto sustentáveis: o reaproveitamento da água é uma das práticas mais comuns, e já faz toda a diferença!

Respeite a natureza

Nem sempre terá uma lixeira perto de onde você está, mas nem por isso é aceitável deixar o seu lixo para trás. Especialmente se for algo químico, como bitucas de cigarro, que além de poluir ainda podem causar incêndio. Além do mais, jogar lixo no chão pode ser considerado crime ambiental!  Se você está atrás de outras opções para ajudar ainda mais a natureza, há muito o que pode ser feito. Alguns produtos químicos que prejudicam a natureza já podem ser substituídos por opções naturais que funcionam tão bem quanto. Itens indispensáveis como protetor solar, bronzeador, sabonetes, shampoos, etc, todos já estão disponíveis pelo mundo. 

Respeite a fauna local

Pode parecer óbvio, mas nem sempre é. Muitas vezes, mesmo com boas intenções, estamos prejudicando os animais que vivem na natureza de um local. Coisas como alimentar os animais com comida imprópria e participar de eventos como touradas, que maltratam os animais são sempre tentadoras, mas prejudicam ao extremo a vida do animal. Retirar animais silvestres de sua flora, seja para fotos ou apenas para pegar no colo também não são coisas boas de se fazer. 

Há ainda muito debate sobre o ecoturismo, e se ele é realmente mais benéfico ou não, mas uma coisa é certa: aderir a essas dicas só vai ajudar ao meio ambiente, e proporcionar uma viagem melhor para todos!

Escrito por Alexia Rodrigues