Atualizado em 13.SET.2021

Vamos saber tudo sobre a possibilidade totalmente legal e viável de fazer a quarentena em outro país antes de entrar nos EUA, é uma solução para quem precisa e não pode mais adiar sua viagem ou até mesmo é estudante e estava no Brasil quando iniciou a restrição.

Para entendermos o que está acontecendo e porque é necessário fazer a quarentena em outro país, explicaremos a restrição vigente para depois falarmos sobre opções e soluções desse entrave nas viagens entre Brasil - Estados Unidos. 

Orden Executiva de 21.01.2021, entitulada como: "Promovendo a segurança do Covid-19 em viagens domésticas e internacionais".

Mais conhecida como "travel ban", esta foi a continuação do mandato Biden, de uma medida já existente que inclui o Brasil entre outros países nas restrições de entrada nos EUA, em que o governo americano restringiu não somente os brasileiros e sim qualquer pessoa de qualquer cidadania que esteve em solo brasileiro nos últimos 14 dias. A restrição é territorial e não afetando o cidadão brasileiro que pode entrar nos EUA como sempre entrou desde que tenha um visto e não tenha estado nos últimos 14 dias em solo brasileiro ou um dos demais países que a restrição se aplica.

Exemplo: Um Brasileiro que reside na Europa não pode viajar aos EUA já que aquele território também tem a mesma restrição que o Brasil, porém se um brasileiro reside na Austrália ele pode viajar direto aos EUA pois não existe nenhuma restrição para viajantes que saem da Australia para os EUA.

Essa restrição chegou a ser suspensa pelo ex-presidente Trump 2 dias antes da sua saída do cargo. No mesmo dia, o porta-voz do atual governo se pronunciou e disse que o Presidente Biden não iria flexibilizar a restrição, sendo assim não acataria a medida tomada pelo seu antecessor e assim fez, assim que entrou voltou a banir as viagens.

Turistas brasileiros podem viajar para os EUA

Sim, como já comentei, nunca foi proibido a entrada do cidadão brasileiro mas sim de qualquer cidadão que tenha passado em território brasileiro nos últimos 14 dias antes da entrada nos EUA, salvo as pessoas que estão excluídos desta restrição, como é o caso de cidadãos americanos, residentes legais, parentes de cidadãos entre outros.

Recomendamos organizar sua viagem com 14 noites e para garantir, veja se o horário de chegada no destino onde será realizada a quarentena e saída desse mesmo, completam os 14 dias, por exemplo: se você desembarcar no destino da quarentena a tarde 14:00hs e decolar depois do 14º dia após as 14:00hs, você terá completado 14 dias inteiros. Se possível faça a viagem com 15 dias para garantir no caso de alteração nos horários dos voos. 

 

 

Teste negativo covid-19 em viagens aos EUA

A partir de 26/JAN/2021 os Estados Unidos passou a exigir um teste negativo (PCR ou Antígeno) para Covid-19 testado e emitido nos 3 dias que antecedem a data da viagem.

Atenção: São 3 dias que antecedem a viagem e não 72 horas do horario do voo como é comum na maioria dos paises.

Exemplo: Se o seu voo sera dia 8, você podera realizar o teste nos dias 5, 6 e 7 e terá até as 23:59 do dia 8 para voar. Bem mais flexível que os demais países.

A obrigatoriedade da apresentação do teste negativo de covid é válida para qualquer viajante em viagem aos EUA, incluindo cidadãos americano e residentes legais.

Você ainda tem a opção de apresentar documentos que comprovem que você se recuperou do covid. Você deverá apresentar o teste positivo e um atestado medico que você está recuperado, isso serve como "documentação de recuperação".

Informações retiradas do site da embaixada americana conforme link abaixo:

https://br.usembassy.gov/pt/perguntas-frequentes-exigencia-de-teste-negativo-de-covid-19-ou-de-recuperacao-para-entrar-nos-eua-de-aviao

Onde fazer o teste COVID-19 em Cancun ?

Para quem está realizando a quarentena em Cancun, recomendamos buscar informação sobre a rede de farmacias Ahorro, segue o link abaixo, eles oferecem teste de covid antígeno por menos de US$ 20.
Lembrando mais uma vez que ara o EUA o teste pode ser Antígeno ou PCR.

https://www.fahorro.com/prueba_antigenos

 

Seguro Viagem Internacional durante a quarentena

Faça uma cotação pelo whatsapp: +55(51)98300-2290.
Independente de onde você escolher fazer a quarentena, o Seguro Viagem é sem dúvida nos dias de hoje um item prioritário na sua lista de contratações para sua viagem. Comprou a passagem ? Já entra em contato com uma empresa especializada em Seguro Viagem e compra um bom plano para você e sua família. Otripulante alerta seus leitores que um bom plano não necessariamente deve custar caro, envie um email para atendimento@otripulante.com e faça uma cotação com os melhores no assunto.

Nós temos opções que cobrem tanto o país da quarentena como também os EUA, tudo no mesmo plano e na mesma apólice e com cobertura para emergências medicas relacionadas ao Covid-19.

Já adiantamos que desses destinos que falamos aqui na postagem, somente o Chile exige um seguro viagem na entrada, mas é FORTEMENTE recomendado a contratação de um plano independente de onde for fazer a quarentena, principalmente quando o destino é EUA, país onde os turistas despreparados têm as maiores surpresas com as emergências médicas e hospitalares.

IMPORTANTE: Alguns clientes nosso relataram que ao entrar nos EUA foram questionados pelo oficial da imiração se eles tinham algum tipo de seguro médico ou saúde, ou seja, eles já começaram a se importar mais com isso devido ao cenário que nos encontramos.

Quando irá reabrir os consulados dos Estados Unidos no Brasil

Consulado, viagem para EUA e restrições estão tudo interligados.

Não há nada oficial sobre o assunto, qualquer previsão é a mais pura especulação.

É possível que a abertura dos consulados aqui no Brasil esteja diretamente ligada a atual restrição e a situação da pandemia no Brasil. Não seria estranho se esses consulados abrissem somente no 2º semestre ou até depois disso. 

Soubemos por clientes que em alguns países como por exemplo Panamá, os consulados estão funcionando mas os países estão cada vez mais restringindo a utilização de consulados americanos em outros países por brasileiros, uma empresa de visto consulares nos informou que tiveram muitos agendamentos cancelados por se tratarem de estrangeiros, muitos conseguiram fazer mas está mudando e o visto em outro país está se tornando uma opção complicada.

Precisamos pensar que mesmo que essa medida governamental seja suspensa, poderá levar tempo para que os processos de vistos consulares voltem ao normal, já que são meses de vistos agendados que não foram processados. Para aumentar essa fila, o consulado não parou de agendar as entrevistas mesmo com os consulados fechados.

Se você teve seu agendamento de entrevista de visto cancelado, você deve entrar no sistema e reagendar para uma nova data disponível.

Quarentena no México é legal ?

Sim, totalmente. A imigração americana já está acostumada e bem instruída quanto a isso, o turista ou estudante Brasileiro é bem vindo aos EUA e como já falei o ato presidencial não restringe o cidadão e sim o território brasileiro.

Uma vez que você tem o visto americano correto e cumpriu com a quarentena em um país que não há uma restrição territorial, você irá entrar nos EUA normalmente como sempre entrou e agora é uma parte muito importante desta postagem.

O visto é e SEMPRE FOI um permissão para chegar em uma porta de entrada nos EUA mas não garante a entrada no país, um oficial de alfândega e proteção de fronteiras irá autorizar sua entrada ou não.

Quando falamos em entrar normalmente nos Estados Unidos da América, é importante lembrar que sempre houve critérios de entrada e questionamentos feitos pela imigração ao desembarcar e que eles podem rejeitar a admissão de qualquer cidadão em território americano. 

Inclusive países que não necessitam visto (ex: Canadenses) também estão sujeitos a serem barrados.

O fato de um viajante estar entrando nos EUA oriundo de território que não é o mesmo de sua cidadania, não irá diferir no critério de admissão em território americano, a triagem será a mesma como sempre foi.

Ciente disso, podem ficar tranquilos que esse processo é totalmente legal e o melhor, pode ser muito proveitoso pois você poderá  conhecer um destino muito legal antes de voar de fato aos EUA.

Quais países estão restritos à entrada nos EUA ?

Basicamente Brasil, Irã, China e países Europeus que fazem parte do Tratado de Schengen. Confira sempre antes de montar seu roteiro se essas informações estão atualizadas.

Onde fazer a quarentena antes de entrar nos EUA ?

Uma coisa são os países que não tem restrição de entrada nos EUA e outra é saber quais brasileiros estão autorizados a viajar e se há voos para esse destino e desse destino para os EUA.

Hoje mediante voos disponíveis no mercado, a opção mais viável é o México (Cancún e Cidade do México), Panamá apesar de ser uma alternativa, está com muitas exigências e restrições o que acaba dificultando a quarentena naquele país. Bolívia, Chile, Peru e Colômbia, fecharam as portas para os Brasileiros e sem previsão para abertura, acredito que com a atual situação no Brasil não deverá liberar tão cedo.

É importante ressaltar que Lima e Panamá continuam permitindo a conexão de voos, ou seja, os brasileiros podem usar cias aéreas (Latam e Copa) que fazem conexões nesses países para voar até o México.

Nós aqui na empresa Otripulante já tivemos clientes que realizaram suas quarentenas em todos países descritos acima, inclusive eu e minha família realizamos a quarentena no Panamá. 

O destino mais comum continua sendo o México e um dos motivos é que ele não tem exigência nem de vacina de febre amarela e nem do teste PCR.

Veja abaixo a lista dos Países e suas exigências:

MÉXICO - Não tem nenhuma exigência.

PANAMÁ - O Panamá é uma boa opção para fazer a quarentena, o povo é muito educado e hospitaleiro, além de ser uma cidade seguro e que está muito preocupado com a prevenção do Covid-19. Para entrar no país é exigido o certificado Internacional da vacina da febre amarela (CIPV) com a vacina tomada a mais de 10 dias da viagem. Teste PCR ou antigêno realizado nas 48hs antes da viagem para apresentar no embarque para o Panamá, caso não tenha este é possível realizar ele na chegada, porém não recomendo pois isso pode atrasar toda sua programação. 
Passageiros que chegam de alguns países, incluindo o Brasil, devem fazer um novo teste na chegada e este custo é do próprio viajante.
Uma declaração de saúde deve ser preenchida e apresentada no check-in ainda no Brasil.

https://www.panamadigital.gob.pa/RegistroPacoViajero

PERÚ - Os vôos entre Brasil e Perú estão suspensos até 15/07/2021 e até 08/08/2021 os viajantes que tenhas passado pelo Brasil nos 14 dias antescedêntes a viagem, não estão sendo autorizados a entrar.

 

vista panoramica de santiago do chile

 

Quarentena no Chile, Santiago 

As restrições para turistas entrarem no Chile segue valendo até 14/julho/21, quando novas informações serão definidas pelo governo, até então somente os cidadãos e residentes legais ou algumas exceções estão autorizados a entrar no país e mesmo assim cumprindo 10 dias de quarentena.

Santiago do Chile se torna uma alternativa não muito interessantes uma vez que há outros países sem restrições e com ótimos voos para realizar a quarentena.

Quarentena na Colômbia

Os vôos da Avianca e Latam que estavam suspensos devido a restrição de viagens para este país, voltaram a operar normalmente, ou seja, com a liberação do vôos de/para Colombia, já é possível novamente a realização da quarentena em Bogotá.

Não é necessário a apresentação de teste negativo de Covid para embarcar e apenas um formulário deve ser preenchido nas 24 anteriores ao voo.

Segue link do formulário para viagem a Colombia.
https://apps.migracioncolombia.gov.co/pre-registro/public/preregistro.jsf

 

 

praia de cancun no mexico

 

Quarentena no México - Viagem para os EUA via Cidade do México ou Cancun

Quando se pensa em passar os 14 dias fora do Brasil antes de entrar nos EUA, essa é a primeira opção que vem à cabeça. Destino muito rico culturalmente e que possibilita unir história com lazer, conforto e diversão. Já que você pode passar esses 14 dias tanto na Cidade do México como também em Cancun.

A hospedagem no México é normalmente super barata comparando a outros países, veja abaixo quanto custaria hospedagem nas duas cidades que citei.

O México não está exigindo o teste PCR mas os viajantes precisam preencher um questionário ("Cuestionario de identificación de factores de riesgo en viajeros") e uma triagem no desembarque, caso tenha sintomas suspeitos poderá ser levado a quarentena para fazer o exame definitivo.

Segue link do "Cuestionario de identificación de factores de riesgo en viajeros":

https://afac.hostingerapp.com/

Em Cancun tem muitas opções de resorts all inclusive e estão quase todos abertos já que o México não restringiu muito as viagens durante a pandemia, diferente de outros países que devido às restrições acabaram fechando e ainda não abriram ou só irão abrir em 2021, que é o caso de várias opções na Cidade do Panamá.

Os clientes da nossa empresa que estão fazendo quarentena no México desde Dezembro, relatam que as medidas de segurança no México estão bem flexíveis, ou seja, lá o pessoal não está se cuidando, mas os números não são tão assustadores quanto os brasileiros.

Já tivemos mais de 1 caso de clientes que contraíram a doença lá no México, ou seja, se cuidem sempre até porque não sabemos até onde é verdade os números fornecidos por aquele país, uma vez que eles são movidos a turismo e números ruins assustariam os turistas.

As passagens para o México têm oscilado bastante entre dezembro e abril, mas sem dúvida são as passagens mais concorridas devido ao fato de ser uma país que esteve todo tempo com suas fronteiras abertas ao turismo e consequentemente uma alternativa aos corajosos de plantão que querem fazer turismo a qualquer custo.

 

orla cidade do panama

 

Quarentena no Panamá - Viagem para os EUA via Cidade do Panamá

Para viajar ao Panamá é exigido a apresentação de um teste PCR emitido até 48hs antes do embarque, ao desembarcar no aeroporto do Panamá será obrigado a pagar um teste rápido e será direcionado a uma residência sanitária do governo que nada mais é que um hotel credênciado a hospedar turistas que ficarão de quarentena, após essa quarentena de 4 dias, no 5º dia será realizado mais um teste rápido de covid que se o resultado for negativo irá te liberar para sair as ruas com os devidos cuidados que o Panamá está tendo com a pandêmia.

Além de todas essas exigências, os viajantes com destino ao Panamá deverão preencher uma declaração de saúde do governo Panamenho. Segue link abaixo:

https://www.panamadigital.gob.pa/Registro?idTramite=2688&TemplateId=277

Para sua hospedagem a opção é ficar no centro da cidade do Panamá onde há um centro financeiro bem movimentado ou quem preferir pode curtir um resort all inclusive a cerca de 100km do aeroporto em Playa Blanca.

A passagem para Panamá sempre é uma boa opção já que eles operam voos saindo de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília.

A moeda no Panamá é chamada de Balboa mas o dólar americano é usado normalmente, talvez até mais que a própria moeda local.

Quarentena na Argentina - Viagem para os EUA via Buenos Aires

A Argentina fechou sem previsão de abertura a entrada de brasileiros, até tivemos alguns clientes mas eram parentes de 1º grau de argentinos ou cidadãos. Não creio que tão cedo será uma opção.

Quarentena na Colômbia - Viagem para os EUA via Bogotá

A quarentena na Colômbia para entrar nos Estados Unidos já foi uma ótima alternativa mas tanto a entrada de brasileiros como também os voos estão restritos.

Quarentena na Bolivia - Viagem para EUA via Santa Cruz de La Sierra

Tivemos alguns clientes que realizaram quarentena na cidade boliviana de Santa Criz de La Sierra, a cia aérea BOA tem ótimos vôos saindo de São Paulo e da Bolívia para Miami todos diretos, mas está restrito a entrada de brasileiros naquele país.

O governo boliviano fala que se trata de uma medida temporária.

Casos reais de pessoas que viajaram para os EUA durante a pandemia

Alguns clientes da empresa Otripulante já viajaram para os EUA fazendo a quarentena em outro país, na grande maioria via México, mas de um tempo para cá os valores das passagens para o México tem aumentado bastante o que nos fez buscar outras alternativas financeiramente mais atrativas.

Nossos clientes viajaram via Cidade do México, Cancun, Cidade do Panamá, Bogotá, Santiago, Lima e Santa Cruz de La Sierra.

Todos clientes e pessoas que tivemos conhecimento e que viajaram fazendo este stopover em outro país, tiveram sua passagem pela imigração americana super tranquila, já no check in antes de embarcar para os EUA, a cia aérea está solicitando a comprovação de que o passageiro estava no mínimo 14 dias / 14 noites fora do Brasil. No desembarque já nos EUA, poderá ser solicitado às mesmas comprovações pelas autoridades aeroportuárias, em alguns casos levam os viajantes para um local separado para dar instruções sobre a pandemia e cuidados que deveriam ter durante a viagem.

Lembrando mais uma vez que os brasileiros não estão proibidos de entrar nos EUA, essa viagem via outro país não é algo ilegal e não é um “jeitinho brasileiro” como algumas pessoas comentam, é a forma que muitos estudantes F1/F2, J1/J2, portadores de work permits que ainda não possuem o green card entre outros de entrar nos EUA de forma totalmente legal.

Como foi a nossa experiência na quarentena rumo aos EUA

Para quem ainda não sabe, estamos nos EUA desde dezembro nos preparando para uma viagem de 100 dias a bordo de uma casa sobre rodas, isso mesmo, iremos viajar por todos os EUA em um trailer e você poderá acompanhar tudo isso em nossas redes sociais.

Nossa turma é composta por 3 adoráveis pessoas, esse aqui que os escreve, Nicolas, minha esposa e proprietária da empresa Otripulante Aline e nosso filho Kadu com 11 anos comemorados em plena quarentena no Panamá.

Saímos de Porto Alegre e dormimos em Brasília já que nosso voo da Copa estava saindo na madrugada e não haveria uma conexão direta. Esse voo da Copa Airlines saindo de Brasília não está saindo todos dias.

 

Aline e Kadu no Panama

 

Tanto na saída do Brasil como também na chegada no Panamá foi solicitado o exame PCR, Declaração de Saúde e Vacina de Febre Amarela. Como já mencionei anteriormente o teste negativo para covid pode ser realizado diretamente no aeroporto de Panamá, ao custo de US$ 50. Nós levamos eles do Brasil e vale lembrar que a coleta e resultado tem que ser com 48hs antes e não somente o resultado.

Ficamos 4 dias em um hotel no centro da Cidade do Panamá e mais 10 dias no RIU Playa Blanca, um resort all inclusive que fica no oceano Pacifíco a aproximadamente 100Km da Capital. A Praia em si não é muito bonita mas o hotel é muito bom e estava com muitas restrições e alguns lugares e atividades fora de funcionamento devido a pandemia e número extremamente baixo de hóspedes.

Nossa saída do Panamá para os EUA também foi super tranquila, voamos com a AA até Miami e ao chegar por incrível que pareça fizeram apenas 1 pergunta: “Where you going?”. Em 2 minutos estávamos liberados e felizes da vida.

Estávamos com visto B2 - Turismo.

Como falei, não existe nenhum mistério, se você é brasileiro e tem visto você pode ir aos EUA e entrar normalmente desde que faça essa quarentena. 

Estamos ajudando muitas famílias e pessoas sozinhas a viajar aos EUA, com todos os tipos de visto, nossa opnião é sempre fazer um planejamento de viagem com seja coerente com o que você irá falar na entrada dos EUA.

Escrito por Nicolas Aguiar