O Airbnb é uma plataforma alternativa de hospedagem, que se tornou muito popular nos últimos anos. contando com acomodações disponíveis em mais de 190 países, cerca de 34 mil cidades, atualmente se estima a presença de mais de 2 milhões de acomodações, com 60 milhões de hóspedes, em números que apenas crescem a cada mês. É possível ofertar ou procurar todos os tipos de acomodações, desde apartamentos até castelos, por quantos dias desejados, e preços para todos os bolsos e gostos, que muitas vezes acabam por ser mais vantajosos do que um hotel. O Airbnb tem regras de funcionamento restritas, além de um serviço de atendimento ao consumidor aclamado mundialmente. Tudo isso parece muito bom escrito no papel, mas ainda há muitas perguntas em relação ao uso do serviço. A equipe Otripulante resolveu fazer um post justamente para sanar as suas dúvidas quanto a este novo tipo de hospedagem. 

COMO FUNCIONA? 

O funcionamento é simples. O hóspede faz uma busca baseada no que está procurando (seja na cidade para onde vai, tipo de acomodação, faixa de preço, etc…) através de filtros que auxiliam o serviço a procurar pela acomodação perfeita para cada caso. Os filtros, além, de ter os itens básicos mencionados antes, variam até procuras mais detalhadas, como lugares que aceitam animais, lugares com área de fumante, e muitos outras tags de procura mais específicas. Como muitas acomodações são oferecidas, o melhor a se fazer é marcar todos os itens procurados, para diminuir um pouco a busca. Assim que está tudo selecionado e o lugar escolhido, o hóspede pode escolher os dias que quer alugar a acomodação, falar com o anfitrião e checar os comentários, que costumam ser a melhor forma de saber se o lugar de interesse condiz com as fotos, e se valer a pena investir nele. 

É CONFIÁVEL? 

Há algumas formas de um hóspede se assegurar quanto à confiabilidade do lugar escolhido. Todas elas são de fácil entendimento, e podem ser checadas por qualquer um. Comece pelas fotos. Elas são uma ótima forma de avaliar o estado do lugar a ser alugado, já que o anfitrião não pode mostrar fotos não atuais de cada acomodação. Depois, cheque os comentários e as respostas do anfitrião. Isso lhe dará alguma noção de como ele se relaciona com seus hóspedes, além da impressão geral de hóspedes anteriores do lugar. A caixa de avaliações também é um ótimo lugar para você ver o que as pessoas acharam da acomodação. Após selecionar a acomodação desejada, cheque o mapa. Há coisas que estão além do controle do anfitrião, e saber exatamente onde você irá ficar na cidade ajudará a saber, também, a segurança da área. Por fim, cheque a veracidade das informações no perfil do anfitrião. Há uma aba chamada “informação verificada”, na qual você pode checar se os documentos enviados pelo anfitrião são verdadeiros. 

SEGURO VIAGEM INTERNACIONAL ?

Ao planejar uma viagem você deve sempre pensar no seguro viagem, ele é sempre algo essencial e muitas vezes obrigatório. O seguro viagem ou seguro saúde como também é chamado, garante assistência em emergência médicas e enfermidades durante o período em que você estiver viajando, protegendo você de gastos excessivos que poderiam causar transtorno em seu planejamento financeiro ou até mesmo (e pior), na sua viagem. Para saber mais sobre o seguro viagem internacional acesse o site comparador Otripulante.com, este é o maior especialista em seguro viagem do Brasil. Faça uma cotação online ou se preferir consulte um especialista, sempre terá alguém pronto para ajudá-lo. 

É CARO? VALE A PENA PARA QUEM VIAJA SOZINHO? 

Tudo depende. No Airbnb, há mais de um tipo de estadia oferecida. Você pode alugar tanto casa inteiras quanto quartos sozinhos. Para quem viaja em grupos e acaba por alugar um local inteiro, vale a pena o investimento, pois sairá bem mais barato do que um hotel, e você terá a opção de uma cozinha, sala e outros quartos para utilizar. Para quem viaja sozinho, 

alugar um local inteiro pode ser um pouco pesado no bolso dependendo de para onde se vai. Quanto ao aluguel do quarto, é tudo uma questão de onde você vai ficar, o lugar que está visitando, e as pessoas que alugam a acomodação. Muitas pessoas viajam sozinhas e alugam quartos sem problemas, mas para se prevenir, é bom verificar todos os itens ditos na sessão acima. 

MAS COMO CONTRATAR UMA HOSPEDAGEM NO AIRBNB? 

Esta é talvez a parte mais simples. O ponto inicial será criar um perfil, pois você não será permitido alugar qualquer acomodação sem um. É bom adicionar o máximo de informações possíveis, pois da mesma forma que você tem que conhecer um pouco dos anfitriões antes de ir, eles também devem conhecer você. Um perfil completo aumentará suas chances de ter o pedido aceito. 

Após a criação do perfil, é hora de efetuar a sua reserva. Adicione a data da sua viagem, tempo de estadia, número de hóspedes e reveja os detalhes da acomodação só para ter certeza de que aquele é o lugar para você. Depois, clique em Reservar. Estarão disponíveis para você as regras da casa, taxa de limpeza e valores gerais da hospedagem. É sempre bom revisar todos. A partir deste momento, será permitido que você envie mensagens para os anfitriões. 

Por fim, após a sua reserva ser aceita, será solicitado o pagamento, que pode ser feito com boletos bancários ou cartões de crédito, podendo-se parcelar em até 3 vezes.