Written by Alexia Rodrigues

O gap year, que pode ser traduzido como “ano sabático”, é tido como o período em que um estudante, tipicamente antes da faculdade, faz uma pausa nos estudos corriqueiros para viajar, trabalhar ou estudar no exterior. Apesar de ser chamado gap year, a experiência não tem que durar apenas um ano, assim como não precisa chegar a um ano completo, e pode ser feita em períodos diferentes da vida tais quais após a faculdade. Porém, em sua maioria, o gap year serve para que os estudantes se insiram no “mundo real”, aprendendo um pouco mais do mercado e da vida fora do sistema escolar.

Muito como em países como os Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália e países da Europa, o gap year é muito benéfico para estudantes que ainda estão em dúvida do que fazer após se formarem no ensino médio. Para que não se vejam forçados a fazer uma escolha da qual poderão se arrepender no futuro, os estudantes tiram este ano para trabalhar, explorar o mundo ao seu redor e ganhar mais conhecimento de si próprio. Embora soe como algo caro não tão acessível, o gap year não precisa necessariamente ser feito fora da sua cidade. Qualquer tempo mais extensivo que você tire para si mesmo antes de fazer grandes decisões voltadas ao seu futuro é considerado um gap year. Ainda assim, viajar costuma ser a opção mais procurada pelos estudantes que fazem gap years, e por isso a equipe Otripulante separou algumas dicas para você se preparar para esse momento tão esperado! 

Contrate um seguro viagem

Independente de para onde se viaja, o seguro viagem é sempre algo essencial. Ele garante assistência em qualquer emergência que possa acontecer durante sua viagem, protegendo você de gastos excessivos que poderiam prejudicar seu planejamento financeiro. Para saber mais sobre o seguro viagem internacional clique aqui. Faça uma cotação de seguro viagem online com os maiores especialistas do Brasil.

Planeje com antecedência, mas não se prenda demais

É bom estar prevenido: saber onde você irá se hospedar, para onde irá em quais dias e como chegará a lugares é uma parte essencial para um viagem segura e tranquila, mas não tem porque se prender diretamente a um roteiro. Nem tudo sairá como o planejado em uma viagem, e você deve aproveitar isso para explorar mais e ganhar experiência!

Se perca

Dito isso, se perca de propósito! Quando você tiver um dia livre para sair e apenas caminhar, se perca! Não leve um mapa com você (apenas o do celular para caso de emergências), e conheça partes da cidade onde você está que vão além das áreas focadas em turistas. Veja a cultura local em primeira mão! Mas lembre-se, mesmo com um seguro viagem, só faça isso se você estiver em um lugar seguro! Se colocar em risco não vale a pena!

Faça cópias de seus documentos

Não se esqueça de ter sempre cópias salvas de seus documentos, principalmente passaporte, passagem aérea, carteira de saúde e outros documentos que você pode precisar. É bom ter cópias físicas guardadas em algum lugar seguro assim como ter cópias eletrônicas. 
Lembre-se que no seu passaporte original pode conter os vistos, caso você tenha algum, sendo assim o trabalho será dobrado pois terás que providenciar além do novo documento, os vistos que estavam nele.
Otripulante Viagens sempre recomenda a SulVistos para ajudar seus clientes com os vistos consulares.

Faça um diário

Pode parecer um clichê bobo, mas um diário é uma forma muito boa de guardar memórias de sua viagem. Acredite, você não vai conseguir se lembrar de detalhes pequenos da viagem no futuro. Um diário serve para anotar tudo o que você fez e viu para que você sempre tenha os momentos mais importantes da viagem perto de si. Caso esteja viajando com amigos de outros países, ou amigos que você fez na viagem, peça para eles assinarem o diário quando forem se separar, para ter uma memória ainda mais íntima da viagem. 

Fotos, fotos e mais fotos 

Pode soar como uma dica boba, mas tire fotos! Com o celular, a câmera, a polaroid… o que tiver! Tire fotos de tudo que vier, mesmo o que não pareça tão relevante. É sempre melhor ter mais fotos e depois descartar algumas do que não ter o suficiente! Faça vídeos também, às vezes eles trazem mais perspectiva de um lugar do que uma fotografia. 

Cuide de seus gastos

Estando ou não com algum limite monetário, é importantíssimo cuidar de seus gastos. Não é preciso ficar obcecado com o que está gastando, até porque, mesmo cuidando do seu dinheiro, ser muito mão fechada pode causar arrependimentos. A dica é: não gaste mais do que deve, mas não se segure excessivamente. Afinal, a viagem é única! Mesmo que você revisite o local no futuro, não vai ser a mesma coisa!

Você vai precisar de mais dinheiro

Dito isso, lembre-se: um cartão de crédito não é o suficiente. Sempre tenha algum dinheiro a mais, no cartão e com você. Com emergências grandes o seguro viagem é o seu aliado, mas no caso de emergências menores, é bom estar prevenido! Uma boa alternativa caso falte dinheiro é as empresas de remessas de valores, as prinicpais são Western Union, Tranfer Wize, Remessa Online, etc.

Corte sua bagagem ao meio

Não, você não precisa de 10 pares de meias e 20 camisetas. Você provavelmente não vai usar tudo o que levou, e os itens só vão pesar na sua mala. Lembre-se que há coisas que você pode comprar ao chegar, e sempre vai haver alguma forma de lavar suas roupas, mesmo que seja no banheiro do hotel. Até mesmos as coisas que você empacota “só pro caso de precisar” não vão ser necessárias, e ao invés só vão ficar pegando pó durante a viagem. A dica é: Faça as malas normalmente. Depois, tire a metade de tudo que tiver levado. Depois, tire um pouco mais. 

Faça valer a pena

Há muito o que ver e fazer em qualquer viagem, especialmente em um aem que você está tentando experienciar coisas novas! Não se acanhe durante seu gap year, saia, converse com pessoas e faça amigos! Se essa não é bem a sua praia, tire um tempo para ficar sozinho consigo mesmo! De qualquer forma, faça a experiência valer a pena!