Com um território tão vasto e único quanto os seus moradores, o Brasil, um dos maiores países do mundo, é repleto de lugares incríveis dignos de filmes. De grutas e cavernas à praias e cachoeiras, há muito o que se ver e desfrutar por todo o solo brasileiro. Com isso em mente, O Tripulante resolveu trazer dez dos lugares mais paradisíacos de Brasil, para que, quando você estiver planejando sua próxima viagem, possa pensar em conhecer um pouco mais do nossa país, que tem tanto a oferecer para seus habitantes. 

Península de Maraú, Bahia 

Localizada entre  o Morro São Paulo e Itacaré, na Costa de Dendê e banhada pela baía do Camamu, a península de Maraú é um paraíso do amante das águas. Repleta de cachoeiras, praias, lagoas e piscinas naturais visíveis durante a maré baixa, o local é cheio de vida marinha exuberante, além de paisagens que tiram o ar de qualquer um. Com quase 40 quilômetros de praias praticamente desertas, a península é abençoada por um clima veranesco o ano inteiro, e pode ser facilmente acessada por barcos ou carros. Há muito o que fazer por lá: guias especializados levam os turistas em passeios de trilhas, há passeios de quadriciclos disponíveis e mergulhos diurnos e noturnos para que a fauna marinha seja apreciada. É uma viagem certamente inesquecível!

Parque estadual do Jalapão, Tocantins 

Localizado na região de Palmas no Tocantins, o Jalapão é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza. É rico em águas, há muitos fervedouros e cachoeiras para se visitar, sendo a mais famosa delas a cachoeira da formiga, mas estes não são seus únicos atrativos. O parque é famoso também por suas dunas, que podem atingir até 40 metros de altura, e pelo pôr do sol inesquecível, que pode ser visto de qualquer área do parque. Há muito que você pode fazer no parque, mas os passeios de buggy, as trilhas e os mergulhos livres são as atividades mais populares. 

Fernando de Noronha, Pernambuco 

Conhecido por suas praias e clima veranesco, Fernando de Noronha é um arquipélago formado por 21 ilhas, ilhotas e rochedos. É um dos lugares brasileiros mais visitados por turistas, e um dos mais repletos de atividades. Passeios de barco, nado com golfinhos, mergulhos livres e guiados são alguns dos atrativos do local. Por ser banhado pela corrente sul equatorial, a água do arquipélago é morna, e portanto mergulhos de até 40 metros podem ser feitos sem o uso de roupa de mergulhos. Mergulhos mais profundos são oferecidos, incluindo a visitação ao navio corveta ipiranga, que está a 62 metros de profundidade, após ser afundado intencionalmente no local. 

Jericoacoara, Ceará

Antigamente um vilarejo de pescadores, Jericoacoara é atualmente tida como a quarta praia melhor do mundo. A água cristalina e as dunas de areia branca são grandes chamativos do local, proporcionando um cenário paradisíaco para todos os visitantes do local. Algumas das atividades mais populares do vilarejo, além do mergulho, são o windsurf, o sandboard e o kitesurf, passeios de buggy pelas dunas e observação do pôr do sol. A região conta com praias de enseada e mar calmo, de mar aberto e ondas grandes, e praias rochosas. Com certeza há algo para todo mundo! 

Parque nacional dos lençóis maranhenses, Maranhão 

Assim como o Jalapão, o O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza. O parque é uma junção de ecossistemas de mangue, restinga e dunas, associando ventos fortes e chuvas regulares. Os passeios pelas dunas e a possibilidade de se banhar nas lagoas e piscinas fluviais são os maiores atrativos de turistas, que visitam durante o ano inteiro. 

Monte Roraima , Roraima

Localizado na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, o monte Roraima impressiona por sua altitude, que chega a 1.000 metros no topo. O monte só pode ser acessado a pé ou por escalada, recomendada apenas para escaladores profissionais. Embora haja delimitação territorial entre os países dos quais o morro faz fronteira, uma vez no topo você está em território livre. Apesar da tarefa árdua que é chegar até o local, vale a pena. O morro tem o topo liso, cheio de lagoas e piscinas naturais nas quais você pode se banhar, além de uma vista implacável que fica, literalmente, acima das nuvens. 

Cânion de Furnas, Minas Gerais

Não tão popular entre turistas, o Cânion das Furnas ainda é um local relativamente vazio, habitado apenas por uma população de pescadores. Ainda assim , é um lugar lindo. O cânion é cheio de trilhas, escaladas, lagoas e cachoeiras. PAra visitar o local, é preciso pegar um barco ou uma lancha, com viagens que variam entre 2 e 3 horas. 

Praia do Rosa, Santa Catarina

Famosa por ser uma praia quase deserta, a Praia do Rosa é um dos lugares mais bonitos do litoral sul. O chamativo maior do lugar é a tranquilidade. A praia parece ter sido feita para o relaxamento, com areia quente e águas transparentes. Separada entre Rosa Norte e Rosa Sul, a praia tem climas bem distintos. A Rosa Norte, de acesso mais difícil, é completamente pacífica, enquanto a Sul é mais agitada. Além de relaxar, você pode fazer trilhas pela mata da região, se banhar nas piscinas naturais e surfar nas ondas das duas áreas.

São Miguel dos Milagres, Alagoas

São Miguel dos Milagres é um dos recantos paradisíacos mais confortáveis. Além de ser protegido ambientalmente, o local tem águas calmas e quentes, perfeitas para quem busca relaxamento instantâneo. 

Parque Nacional de Anavilhanas, Amazonas

O Parque Nacional de Anavilhanas também é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza. Sua finalidade é proteger o arquipélago fluvial de Anavilhanas, mas a área é de domínio público e pode ser visitada por turistas durante o ano inteiro. Trilhas pela selva, passeios de barco pelo rio negro, nado com botos e mergulhos no rio são os maiores atrativos de turistas para a região, que felizmente continua bem rústica e selvagem. 

*Ao viajar, é sempre bom estar preparado para imprevistos. A empresa Otripulante, especialista e seguro viagem, está pronta para ajudá-lo com emergências que possam vir a seu caminho. Seja via telefone ou Whatsapp, sempre haverá alguém disposto a sanar as suas dúvidas quanto ao assunto!*