Para todo amante de animais, somente a ideia de deixar seu companheiro peludo para trás quando se vai viajar já é o suficiente para fazer com que toda a ideia da viagem seja repensada. Felizmente, não há necessidade de ir cancelando os seus planos de férias a favor de ficar em casa, porque viajar com seu pet é possível, e não tão difícil quanto parece! Aqui trago algumas dicas para quem sonha em viajar o mundo junto de seu bff de quatro patas.

Planejamento acima de tudo!

A viagem com seu pet começa bem antes de fazer as malas. É preciso se certificar de muitas coisas, ter certeza que seu pet ficará confortável durante a viagem e terá tudo que precisa para suprir suas necessidades. É bom criar um itinerário de viagem, e pesquisar sobre o clima do local onde se está indo, notificar sua companhia aérea sobre seu companheiro e dar uma boa pesquisada na cultura do lugar para onde vai, junto com a recepção que seu pet terá lá. Além disso, é bom treinar seu pet de antemão para a viagem, assegurando-se assim que ficar possíveis longos períodos de tempo em uma caixa de transporte não será ruim para ele. 

Viagem

Após ter planejado e lidado com o que acontecerá durante e depois da viagem, sim, é preciso contatar a companhia aérea com antecedência (no caso de viagem de aviã), pois cada uma tem seu próprio regulamento quanto ao transporte de animais. Caso seu pet não se encaixe nos regulamentos, não há problema. Existem empresas transportadoras especializadas em levar seu amigo até você! Além do voo, é possível levar seu animal de estimação em viagens de navio, barco e, claro, carro. 

Saúde

Muitos países são livres da raiva, e irão exigir um exame para se certificar que o seu companheiro não está a trazendo para dentro do território deles. Outros países exigem um check up da saúde de seu animal de estimação, enquanto alguns outros, como a Austrália, podem exigir que ele fique em quarentena. Antes de viajar, é recomendável checar o site da IATA, Associação Internacional de Transporte Aéreo ou International Air Transport Association, para atualizações de normas de cada país quanto a entrada de animais. Em sua maioria, se seu animal estiver com a saúde em dia, não haverá nenhum problema com a entrada dele no território. Uma vez lá, caso algo aconteça, clínicas veterinárias não irão negar atendimento, mas vale lembrar que pode ser um investimento caro e inesperado, então uma boa opção é fazer um kit de primeiro socorros especial para seu bichinho.

Locação

Após se certificar que seu pet ficará bem durante a viagem, é necessário se certificar também que ele ficará confortável durante a estadia. Claro, se você pretende fazer uma viagem mais livre, ficar em campings é uma ótima opção, mas se esta não é sua praia, há cada vez mais hotéis e pousadas pet friendly ao redor do mundo, com acomodações perfeitas para seu amigo aproveitar tanto quanto você.

Aproveitar

A última dica é a mais óbvia de todas. Para quem viaja com seu bichinho. não pode faltar divertimento. Há muita coisa para se ver e fazer com seu companheiro, e certamente não faltarão momentos maravilhosos para lembrar depois!

Quem viaja com animais tem muito o que cuidar. Para ter certeza que nada de mal irá acontecer com você e estragar a tão sonhada viagem com o melhor amigo do homem, é bom contratar um seguro de viagem, que o auxiliará em qualquer problema de saúde que possa vir a ter. A empresa Otripulante, especialista neste tipo de seguro, está pronta para lhe atender, e ajudá-lo a curtir ao máximo sua viagem.