Para quem vai viajar internacionalmente e usa medicamentos, a tão esperada férias dos sonhos pode-se tornar um pesadelo de perguntas sem resposta. Infelizmente, a entrada de medicamentos em territórios internacionais pode sofrer fiscalização sanitária. Contudo, há algumas regras que ajudam com que sua viagem não sofra nenhum imprevisto. Selecionamos algumas das coisas mais importantes para se manter em mente ao arrumar a sua mala, lembrando que sempre vale a pena consultar o site do consulado do país que irá visitar sobre o regulamento dos medicamentos permitidos no país.

  • Medicamentos de uso contínuo com prescrição médica 

Para quem necessita de medicamentos de uso contínuo, a prescrição médica, que deverá ter o nome do passageiro como consta no cartão de embarque, é a sua melhor amiga. É importante lembrar de levá-la na bagagem de mão, junto da quantidade de medicamentos que você precisará na sua viagem, todos na caixa original. Uma dica interessante é levar sempre alguns medicamentos a mais, caso sofra algum atraso na sua viagem. Embora não seja necessário, vale a pena também levar um laudo médico confirmando o uso contínuo das medicações. 

  • Medicamentos de uso rotineiro sem prescrição médica

É permitido que o passageiro leve medicamentos de uso rotineiro (como Paracetamol, por exemplo), mas vale lembrar que alguns medicamentos com uso irrestrito permitidos no Brasil, são proibidos em outros países (é o caso da Dipirona Sódica nos EUA). 

  • Compra de medicamentos no país de viagem

A prescrição médica brasileira não é válida fora do território nacional, ou seja, não é permitida a compra de medicamentos com prescrição em outros países sem que uma consulta médica seja feita no lugar. Se é um medicamento sem prescrição, a compra pode ser feita livremente em farmácias no país de viagem. Dica: Em muitos países, anti-inflamatórios só podem ser comprados comprados com prescrição médica, então vale a pena levar alguns em sua viagem, só para prevenir transtornos maiores. 

  • Medicamentos líquidos e em gel

É permitido a levada de medicamentos como colírios, soluções para lentes de contato, insulina, líquidos e géis especiais na mala de mão, sempre com a prescrição médica (se assim necessário), contanto que não excedam 100ml ou 3.4oz.

Problemas médicos podem estragar a sua viagem. Para prevenir que isso aconteça, é aconselhável a contratação de um seguro viagem, que o ajudará com esse tipo de problema. O tripulante é uma empresa especializada nesse tipo de seguro que está crescendo exponencialmente entre viajantes. Não hesite em contatá-los com dúvidas, e garanta o melhor para sua viagem! 

*Ao viajar, é sempre bom estar preparado para imprevistos. A empresa Otripulante, especialista e seguro viagem, está pronta para ajudá-lo com emergências que possam vir a seu caminho. Seja via telefone ou Whatsapp, sempre haverá alguém disposto a sanar as suas dúvidas quanto ao assunto!*