Sabemos que viajar é preciso, mas nem sempre é fácil saber como se planejar para a próxima aventura. As coisas ficam mais difíceis ainda quando temos de nos planejar para a primeira viagem que iremos fazer, ainda mais se o destino for no exterior. Com isso em mente, a equipe Otripulante separou algumas dicas especiais para facilitar a experiência do viajante de primeira viagem, e assegurar que o aproveitamento será máximo. 

PASSAGEM AÉREA

A passagem é a primeira etapa para garantir que sua viagem realmente aconteça. Mesmo que comprada por impulso, ela é um item de suma importância, e adquiri-la com tempo lhe dá alguma margem caso tenha que vir a mudar datas ou destinos. CAso ache uma passagem com preços baratos, é recomendável comprá-la, pois nunca se sabe se virá a achar algo na mesma faixa de novo! 

DOCUMENTOS 

Você já decidiu o destino que quer conhecer, talvez até já tenha comprado as passagens pois uma promoção chamou sua atenção. Esta parte parece simples, mas traz muitas etapas consequenciais, sendo a documentação a mais importante delas. Sem os documentos necessários em ordem, a sua viagem inteira pode ir por água abaixo. Primeiro, é bom checar a validade de seu passaporte, ou se você irá precisar de um. Para viagens dentro da América do Sul ou para países integrantes do MercoSul, um passaporte não é preciso, apenas o RG – caso sua viagem seja para o seu país de origem, apenas o RG é necessário. Para países que não estão nessas exceções, o passaporte será necessário. Se você não tiver um, é bom fazê-lo com antecedência, para que chegue a tempo de sua viagem. Caso você já possua um, cheque a validade para ver se não terá de renová-lo. Só é permitido a utilização de passaportes com até seis meses de validade ainda valendo. 

Após arrumar o seu passaporte ou RG, vem uma etapa que nem sempre é necessárias, mas que quando é também requer tempo. O visto é uma permissão de entrada requerida por alguns países, e deve ser feita com antecedência, pois sem ele você não será permitido no país. Felizmente, a maioria dos países não exige vistos para portadores de passaportes brasileiros, mas é sempre bom checar – entre os destinos mais comum que requerem vistos estão os Estados Unidos, o Canadá e a Austrália; Para viagens com destinos na Europa, o visto não é mais exigido até três meses de permanência. Para viagens com escalas em outros países, é preciso verificar a possibilidade da retirada de um visto de trânsito, que permite que você passe por aquele país durante sua viagem ao seu país de destino.

Às vezes, mesmo sem vistos, há requerimentos de vacinas e permissões que devem ser comprovadas antes de poder embarcar – o certificado internacional de febre amarela é um requerimento comum para vários países em zonas de risco. 

PLANOS DE VIAGEM

Há muito  se pensar e decidir ao resolver viajar. Depois de apor seus documentos em ordem, é hora de pensar na parte divertida: a viagem. Hospedagem, roteiro, locomoção…. tudo pode se tornar um empecilho sem planejamento adequado, portanto essa é etapa é uma das mais essenciais. 

O roteiro é o mais necessário. Com ele, você verá quanto tempo tem para ficar em cada lugar que vai visitar, e o que precisará em termos de hospedagem e locomoção caso queira ir para cidades e países vizinhos. em todo mundo curte uma viagem com um itinerário intenso e com tempo marcado, mas ainda assim é sempre bom ter algum tipo de roteiro para a optimizar a sua viagem. Não precisa ser algo completamente detalhado, mas deve ser algo que funcione para você. Foque-se nos seus gostos: atividades que gosta de fazer, formas de entretenimento que curte, lugares preferidos, programas que mais combinam com você… a viagem é sua para curtir como você quiser.  

Quanto a hospedagem, você também deve ver o que funciona melhor para você. Se preza conforto conhecido, um hotel talvez seja a melhor opção. Se opta por algo um pouco mais luxuoso, talvez deva ir com um resort. Se pretende salvar algum dinheiro e ter um lugar mais íntimo, o airbnb é uma opção a ser explorada (neste caso, é recomendado que você alugue uma peça inteira, e não só um quarto). 

Quanto à locomoção, essa é uma questão de como o se acomodar um pouco aos costumes do país de destino. Cada país tem uma regulação diferente para o aluguel de carros, por exemplo. Nos Estados Unidos você deve ser maior de 25 para alugar um. Também é bom ver se não vale a pena viajar de trem, metrô ou ônibus. Pode não parecer ideal, mas você acaba conhecendo um pouco da vida dos habitantes do lugar que está visitando. 

SEGURO VIAGEM

Especialmente para quem vai viajar para destinos internacionais, o seguro viagem é uma salvação. Ele é um serviço que existe para oferecer assistência em emergências que possam a vir ocorrer durante sua viagem, garantindo a indenização, reembolso ou prestação de serviços caso o uso de alguma das coberturas contratadas seja necessário. Para alguns destinos, como os dos países que fazem parte do Tratado de Schengen, a contratação deste serviço é obrigatória, mas mesmo que não seja, prevenir é melhor do que remediar. O serviço o ajuda a não perder quantias enormes de dinheiro ou ficar sofrendo em um país estrangeiro, afinal, se ficar doente em sua própria casa já não é bom, imagine em um lugar desconhecido. Empresas como a Otripulante.com o ajudam a adiquirir o melhor seguro viagem para o seu caso. 

BAGAGEM E AEROPORTO

Ao preparar a sua bagagem, lembre-se de duas coisas: menos sempre é mais e o regulamento de bagagem da companhia aérea é um limite, não um desafio. Cada companhia aérea tem um regulamento, e suas tarifas mudam com frequência, portanto checar antes de começar a fazer as malas não fará mal. Na bagagem de mão, leve tudo que é de valor e que pode vir a ser necessário para a viagem: dinheiro, carteira de identidade, passaporte, carteirinha de saúde, passagem, eletrônico, etc… Na mala que será despachada, leve roupas e coisas de maior volume, como sapatos, necessaires, etc…

Para evitar longas filas de guichês no aeroporto, você pode fazer um check-in online no dia anterior ao da viagem. Desta forma, poderá pular esta etapa e ir direto para o despache de bagagem. Quando o embarque começar, tenha em mãos o passaporte e sua passagem para não atrasar. Se está viajando para um destino internacional, leve consigo uma caneta para preencher os formulários de imigração que deverá ser entregue no aeroporto após o desembarque. Ao desembarcar, você terá que passar pela imigração. Lembre-se que neste momento é bom ser respeitoso e responder apenas o que lhe é perguntado. 

NO DESTINO

Ao chegar ao seu país de destino, as dicas são simples: aproveite ao máximo e não tenha medo de explorar, tudo dentro do possível, claro.