Estudar Inglês em Orlando
Orlando é muito mais que a terra da diversão, é uma cidade repleta de atrações que vão muito além da Disney, Universal e Seaworld. Para falarmos sobre cursos de inglês em Orlando, é interessante conhecer um pouco sobre essa cidade encantadora na região de Central Florida.
Morar e Estudar em Orlando
Somente no início da década de 70 a Disney iniciou as operações na cidade, a história de Orlando é muito mais antiga do que imaginamos, ou seja, Orlando é muito mais que apenas parques, de fato é a cidade mais visitada nos EUA e a 2ª do mundo, cerca de 75 milhões de turistas visitaram Orlando em 2019, mas não podemos desconsiderar que muito antes de tudo isso acontecer, os Seminoles, índios nativos americanos, já habitavam a região a muitos e muitos anos e muitas batalhas foram travadas nessas terras.
Muito antes de Orlando se tornar a “meca” do turismo, já haviam criadores de gado, a laranja e outras frutas cítricas foram também muito significativas para economia local, assim como empresas de alta tecnologia que se estabeleceram na região devido a base aérea McCoy (hoje também Aeroporto MCO) e proximidade com a Base da Força Aérea de Patrick e o Kennedy Space Center no Cabo Canaveral, ambos na costa do Atlântico, ao leste de Orlando.
Esse breve resumo de Orlando é para sabermos que existia vida antes da chegada do Mickey, mas precisamos também tirar o chapéu para o Mr. Walt que cravou Orlando no mapa mundial do turismo e trouxe na sequência muitos outros empreendimentos para região, como Universal, Seaworld, Outlets e centenas dos mais variados restaurantes.
Curiosidade: O complexo da Disney fica dividido em 2 cidades e nenhuma delas é Orlando, a sede administrativa do Walt Disney World Resort fica em Lake Buena Vista e os parques na cidade ao lado chamada Lake Bay, ambas vizinhas da famosa Orlando. Na verdade a maioria dos moradores locais não sabem disso.
Curso de Inglês em Orlando
O que mais ouço falar é que não se aprende inglês onde não se fala inglês, discordo completamente em todos os sentidos, primeiramente pelo fato que Orlando fala inglês sim e como qualquer cidade turística americana, tem imigrantes de várias nacionalidades mas nem se compara com outras cidades como Miami, New York, Los Angeles por exemplo. Me refiro aos imigrantes pois cidades onde tem muitas pessoas de outras nacionalidades, se acaba falando muito outros idiomas, mas somente se você se comunicar em outro idioma com eles, se você decidir falar apenas o inglês, estas pessoas irão falar contigo normalmente, estou me referindo aos que residem em Orlando e região, não me refiro aos turistas.
Os Estados Unidos sempre foi e sempre será uma nação formada por imigrantes das mais variadas nacionalidades, do mundo inteiro, que ajudaram a construir o país que é hoje. Estas pessoas e seus ascendentes ainda se comunicam no seu idioma nativo mas a grande maioria sabe falar inglês, e se você falar em Inglês com eles, será neste idioma respondido.
Quando estudei no Valencia College, o professor de Inglês falava em todas as aulas:
“Quando forem na farmácia, supermercado, posto de gasolina, etc. Só fale inglês, se eles tentarem outro idioma, fala pra eles que você só fala inglês.”
Resolvido o problema. Quando brasileiros falam que em Orlando não se fala inglês, é porque eles não falam e não se esforçam e acham que inglês se aprende por telepatia ouvindo os outros falarem, se fosse assim não precisava fazer intercâmbio,, é só assistir filme sem legenda.
Curso de Inglês com Visto F1 em Orlando
O Student and Exchange Visitor Program (SEVP) juntamente com o Sistema de Informação para Estudantes e Intercâmbio (SEVIS) são responsáveis pela administração e informações respectivamente sobre os estudantes não-imigrantes que recebem autorização para entrarem no país com visto F ou M, como também são responsáveis pela trocas de status para quem já se encontra no país, tanto o SEVP quanto o SEVIS pertencem ao Departamento de Estado Americano. Já o CEA que é o órgão que dá credibilidade e as regulamentam para que possam receber estudantes nos EUA com visto F1(veja a lista completa),além da escola ter que seguir alguns requisitos o programa ou curso também deverá, o principal é quanto a carga horária, o curso elegível para este tipo de visto deverá ter no mínimo 18 horas semanais, que é exatamente o tempo de estudo dos cursos oferecidos nas escolas desse conteúdo, A ELS de celebration oferece uma opção com 25hs semanais onde o aluno estuda de segunda a sexta das 08:30 às 15:45. Há também cursos mais “lights” que são geralmente 1 ou 2 dias por semana que não vale para o visto F1, são ótimas opções inclusive se tratando de valor, mas sobre estes não iremos falar, já que o foco são os cursos que dão direito a solicitar visto F1.
O curso intensivo que compreende 18 horas semanais, na grande maioria das escolas é divido em 4 dias, segunda a quinta, com exceção do Valencia e da ELS que as aulas são de segunda a sexta.
Para quem pretende usar o F1 para se manter nos EUA legalmente o maior tempo possível, ir a escola pode com o tempo se tornar massante e uma solução seria optar por uma escola que as aulas sejam 4 vezes por semana.
Para concluir este tópico, é muito importante analisar e planejar muito bem sua escolha, sempre levando em consideração custos mas principalmente a qualidade de vida, não adianta economizar alguns dólares na escola e gastar um tempo bem maior para se locomover, porque SIM, Orlando também tem trânsito carregado em alguns horários e pontos da cidade. Como escrevi anteriormente, com o passar do tempo a rotina de estudar quase que diariamente poderá se tornar um pouco chata e depende do seu planejamento amenizar isso desde o início.
Seguro Viagem Internacional para Estudantes
Costumo comentar que morar em outro país, mesmo que temporariamente, engloba muito mais que apenas uma mudança geográfica, estamos falando de uma diferença brutal na cultura, rotina, leis, sociedade e a política de saúde é algo que pega muitos Brasileiros de surpresa quando resolvem estudar nos EUA.
Otripulante descobriu essa necessidade em se especializar em Seguro Viagem quando seus fundadores residiam em Orlando e muitos imigrantes perguntavam sobre como eles poderiam ter uma alternativa ao plano de saúde americano que é extremamente caro e muito diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil.
Foi então que começamos a vender seguro viagem para residentes temporários que estavam iniciando a vida nos EUA e que na maioria estavam com visto F1/F2 ou então em processo de legalização utilizando os mais diversos tipos de vistos.
O Seguro Viagem é sem dúvida a melhor opção como alternativa ao plano de saúde, ele irá proteger tanto o F1 como também os F2 se houver, quando falo de proteção, não é somente contra emergências médicas, odontológicas e demais coberturas inclusas, mas principalmente de um transtorno financeiro enorme já que a saúde nos EUA é bem provável a mais cara do mundo.
Quando pensar em estudar inglês em Orlando, contrate um seguro viagem com a empresa que é especializada nesse ramo e que poderá ajudar você com o melhor seguro de acordo com o perfil do viajante, isso tudo pois os responsáveis pela empresa viveram na prática esse projeto de vida que você irá realizar.
Escolas de Inglês em Orlando
Optamos por falar apenas das principais escolas que disponibilizam o I-20 para os seus alunos, em cursos elegíveis para o visto F1 que é o de estudante e consequentemente a seus familiares terão direito ao visto F2 que são os de acompanhantes. Existem muitas escolas públicas, igrejas, e até mesmo escolas particulares com boas opções de cursos para aprender inglês mas não são cursos e escolas que preenchem os requisitos para fornecer o I20 e consequentemente você solicitar o seu F1 no consulado.
Cada escola tem suas particularidades, mas o que ajuda bastante na definição da escola é o bairro ou região onde você pretende morar em Orlando, para quem gostaria de viver em Lake Nona por exemplo, a melhor opção seria a Uceda pois tem uma unidade desta escola na Semoran que é bem próximo, já quem pretende viver em Hunters Creek a Life USA e a Uceda tem unidades nesse bairro. A grande maioria das outras estão na região da International Dr.
É bem interessante planejar bem a escolha da instituição e conciliar com o bairro e onde seus filhos irão estudar, as escolas das crianças são definidas através do zip code da sua residência e é muito comum as pessoas escolherem onde irão morar baseado na avaliação da escola, sendo assim será necessário fechar um ciclo composto por escola de inglês, bairro e escola das crianças.
Escolas com curso de inglês que fornecem I20 para estudantes F1:
Harvest Institute
Just Go Languages
Life Usa Orlando
Liberty Language Academy
META Language School USA
Orlando Language School
Valencia College
ELS Language Center (Celebration)
OHLA - Open Hearts Language Academy
Berlitz Orlando
Uceda School
MILA Miami International Language Academy
Abaixo falaremos sobre algumas das instituições listadas acima e que tínhamos conhecimento prévio, mas de acordo com nossa pesquisa e contribuição das próprias escolas, iremos aumentar este conteúdo, pois nosso intuíto é ter informações precisas e proporcionar informações suficientes para ajudar nossos leitores escolher uma boa escola de acordo com todas premissas que constam nessa postagem.
Harvest Institute
Esta instituição tem sua sede em Newark, NJ e unidades em Long Branch também em NJ, além de duas unidades em Orlando ( Universal e Lake Buena Vista) e uma em Los Angeles, as escolas Harvest tem ótima nota dos alunos e é certificada pela CEA.
Em Orlando a unidade fica próximo a região turística e hoteleira e tem uma localização bem propícia para quem mora em Metrowest, Doctor Phillips ou até mesmo na região do Seaworld (Williansburg). Está bem próxima a International Dr e Sand Lake, é bem acessível de vários bairros da cidade próximo a uma saída da I-4, facilitando para quem vem de regiões mais afastadas ou até mesmo cidades vizinhas.
Há também outra unidade em na "grande Orlando", mais precisamente em Lake Buena Vista, ou seja, quase dentro do complexo da Disney, ótima opção para quem irá residir em Celebration, Davenport, Kissimmee, e é uma ótima opção para quem vive em Winter Garden e Windermere pois tem como acessar essa região em minutos pela Winter Garden Vineland Rd, sem dúvida a melhor opção para quem está em Windermere que é um grande reduto da colonia brasileira na região de Orlando.
Um diferencial da Harvest Institute é o programa Pathway que facilita a entrada automatica em várias universidades dos EUA, esse programa é muito famoso nos cursos de inglês do Canadá, o Pathway vai além da proeficiência no idioma, abrange outras exigências disciplinares das universidades e após completar este na Harvest, você tem acesso a várias instituições sem necessidade de fazer a prova de proeficiência em inglês.
Just Go Languages
A Just Go Languages existe desde 2012 e foi fundada em Miami Beach. Em 2020, a escola mudou-se para Orlando com a proposta de proporcionar um ensino de qualidade a um preço acesssível. A sua localização fica próximo ao centro turístico da cidade, o famoso shopping Florida Mall e poucos minutos do aeroporto. É uma ótima opção para quem reside na região de Millenia, Doctor Phillips, Hunters Creek, Kissimmee e Lake Nona.
Um dos donos da escola é brasileiro, já foi estudante F-1 no passado, e o atendimento é feito diretamente por ele, em português ou inglês, com o intuito de dar a maior atenção possível aos estudantes.
A escola tem curso intensivo de Inglês para o Visto F-1, convênios com instituições no Brasil (como a OAB/RJ), além de convênios de acesso direto a Colleges e Universidades após a conclusão do curso de Inglês. A intenção dessa escola é não só que o estudante aprendam inglês, mas adquiram fluência na língua por um preço acessível.
Valencia College
Para quem quer e pode investir um pouco mais e ter a experiência de ser aluno de uma faculdade americana, o Valencia tem um Building dentro do Campus de Metrowest ( West Camp ) 1800 Kirkman Rd Orlando, FL 32811, especialmente construído para o ensino de idiomas, é de longe a melhor estrutura para quem quer uma experiência diferenciada. Além desse Campus ela também tem o IEP ( Intensive English Program ) na unidade de Osceola - 1800 Denn John Ln Kissimmee, FL 34744, ideal para quem reside em Kissimmee ou Hunters Creek.
Uma diferença entre o Valência e as escolas mais conhecidas dos Brasileiros, é que as aulas são de segunda a sexta e somente nos turnos manhã ou tarde.
Os alunos são de variadas nacionalidades e por se tratar de uma instituição genuinamente americana, os professores são americanos nativos.
Um grande diferencial de frequentar uma faculdade ou universidade americana é que você terá contato com americanos e a chance de se comunicar e treinar o idioma, isso apenas uma instituição desse tipo irá proporcionar já que são milhares de alunos estudando em cada um dos campus do Valencia College.
Uceda School
Esta talvez seja a escola mais conhecida pelos brasileiros, talvez por ser uma das pioneiras na Florida a oferecer o curso intensivo (F1), por um valor mais acessível e se tornando uma das principais instituições dos que estão chegando na cidade para estudar.
A UCEDA e a Mila Orlando adotaram a política de preço baixo para atrair estudantes, por isso são uma das opções mais buscadas por quem apenas quer manter seu status legal nos EUA, não priorizando o aprendizado.
As estruturas não são tão grandes e modernas como as escolas mais novas, mas acaba compensando devido ao custo benefício e outros diferenciais como ser a única que tem unidade próximo de Lake Nona, bairro que tem sido muito procurado por brasileiros recém chegados.
Sua unidade principal em Orlando é a da OBT em Hunter Creek, outro bairro muito legal e com grande número de conterrâneos. Para quem escolher morar nessa região, a Uceda e a Life estão sozinhas na região.
Berlitz Orlando
O Berlitz é um dos centros de idiomas mais renomados no mundo, está presente em mais de 70 países e possui mais de 100 anos de experiencia.
A unidade de Orlando possui uma localização super conveniente, bem próxima ao Florida Mall e com fácil acesso a I-4 e consequentemente as cidades vizinhas a Orlando.
Uma idéia que achei bem legal quando conversei com essa escola é a turma de intensivo (18 hrs semanais) que é realizada em 2 vezes por semana, ou seja, o estudante F1 pode estudar o dia inteiro apenas 2 vezes por semana, sexta e sábado, muito importante para quem reside nas cidades mais distantes ou que tem compromissos diários e podem dedicar 2 dias inteiros para livrar os outros dias da semana.
ELS Language Center
Este é talvez um dos grupos mais conceituados no ensino de idiomas no exterior, está presente nos principais centros norte americano e a localização de suas unidades são estrategicamente pensados em proporcionar uma experiência única para seus alunos.
A ELS Orlando fica na verdade na vizinha e chique Celebration, a cidade que foi planejada pela Disney para seus executivos e hoje é um reduto de endinheirados como por exemplo Silvio Santos.
Para quem pode morar em Celebration ou está pensando em Kissimmee, Davenport, etc. esta seria uma ótima opção. Lembrando que esta escola só tem aulas diurnas e são de segunda a sexta.
Life USA Orlando
Aberta desde 2015 como Life Institute, alterou seu nome para Life Usa Orlando e em março de 2020 recebeu a autorização da CEA para fornecer o I-20 aos seus alunos internacionais, sendo assim a Life agora também tem cursos elegíveis para o visto F1.
O proprietário vem de familia com larga experiência em ensino de idiomas no Brasil, A life Usa conta também com 3 unidades de inglês no Brasil, RS, TO e RJ. Os alunos que concluem o curso nessas escolas podem usufluir de 2 semanas de imersão na unidade de Orlando.
Ela está localizada em 2 endereços, Metrowest e Hunters Creek (Sede) e como já comentei anteriormente no texto, é uma opção para os que escolheram estes bairros para morar. Ambas ficam localizadas bem no centro destes bairros, facilitando em muito o acesso de quem vive neles, vale ressaltar que da unidade de Metrowest você consegue chegar em 5 minutos em qualquer lugar do bairro e é uma das melhores opções para quem mora em Winter Garden.
Uma vantagem dessa escola é que possibilidade de transferência entre unidades caso o estudante e sua família resolvam mudar de bairro em Orlando.
O curso intensivo para estudantes F1 tem carga horária de 18hs semanais e as aulas são de segunda a quinta, cada módulo tem 16 semana.
O atendimento e suporte dessa escola é um diferêncial já que toda equipe e inclusive o proprietário estão sempre disponíveis para seus alunos, nós da empresa Otripulante valorizamos bastante isso pois tratamos nossos clientes da mesma forma.
OHLA - Open Hearts Language Academy
É uma das opções de instituição que possui unidades em Orlando e região de Miami, mais especificamente na própria Miami e em Boca Raton, mais próximo de Fort Lauderdale. Em Orlando sua localização é muito propícia para que vive em Metrowest, inclusive fica no mesmo centro comercial que a Life USA.
Um ponto que não acho legal nessa escola é o fato do seguro viagem já estar embutido no curso, nós como referência em seguro viagem não achamos interessante essa modalidade já que além de aumentar o valor do custo do curso, não trás nenhum benefício uma vez que a contratação de um seguro viagem através de uma empresa especializada como é o caso do Otripulante.com é super fácil e você e terá todo suporte de uma empresa brasileira, seguradora brasileira e atendimento 100% em português, em um momento de emergência não é necessário ficar treinando inglês.7
MILA - Miami International Language Academy
Apesar do nome, a MILA também tem uma unidade em Orlando, sua localização está próximo da International Dr. e onde tanto os turistas como também a comunidade brasileira costumam frequentar, ou seja, quem busca distância da comunidade brasileira essa escola não é uma boa opção.
Se você procura por uma escola apenas para manter seu status legal nos EUA, esta é uma boa opção por ser a escola mais barata e flexivel de Orlando.
O atendimento e suporte prestado pelos consultores dessa escola é bom e a estrutura da escola é muito agradável, até mesmo por se tratar de uma escola nova. (a unidade de Miami é mais antiga).
Quanto a região, poderia dizer que para quem reside na área do Millenia, essa é uma das opções mais próximas, juntamente coma a Harvest, Liberty, Berlitz e a Meta, mas é boa opção para vir do Metrowest e Doctor Phillips também.
Duração do Curso: 2 anos e meio.
Após o período do curso tradicional, o aluno que desejar manter seu status de estudante F1 ativo, poderá estudar o curso de English Business que tem duração de 1 ano e meio. Totalizando 4 anos de ensino.
A MILA tem um período de férias diferenciado: a cada 26 semanas ( aproximadamente 6 meses ) o aluno pode usufruir 16 semanas ( aproximadamente 4 meses ) de férias, sendo que apenas as ultimas 4 semanas serão gratuitas, as demais o aluno paga normalmente ( sem estudar ).
Esse é um grande diferencial para quem pretende ficar mais tempo nos EUA e ajuda muito a não se tornar massante estudar varios dias na semana, além é claro de permitir que os estudantes adultos tenham suas viagens profissionais no Brasil para por o "job" na terra natal em dia.
Quanto Custa um Curso de Inglês em Orlando ?
Segue abaixo os valores atualizados em Outubro de 2020, esses valores podem sofrer alterações a qualquer momento mas ajudará muito no planejamento financeiro da viagem. Não esqueça que apesar de não ser obrigatório, o seguro viagem é altamente recomendado para quem vai passar um tempo nos EUA.
Valor do curso de inglês no Valencia College
Inscrição F1: $50
Cada 4 semanas de curso: $800
Seguro Saúde Obrigatório da Escola: $113.00 per month
Material escolar: $60 - $90 por módulo
Valor do curso de inglês no Harvest Institute
Inscrição F1: $100
Cada 4 semanas de curso: $495
Seguro Saúde: Alunos Harvest tem 10% de desconto ( faça uma cotação no Otripulante.com )
Material escolar: $100 (e-book para 2 anos de curso)
Valor do curso de Inglês na Just Go Language
Inscrição F-1: $110
Cada 4 semanas de curso: $500 (manhã ou noite)
Seguro Saúde: Não obrigatório
(faça uma cotação de seguro saúde com Otripulante.com e ganhe 10% de desconto)
Material escolar: $100.
Valor do curso de inglês na MILA - Miami International Language Academy
Matrícula e Emissão I-20: U$ 260.00
Cada 4 semanas de curso: a partir de U$ 379 (tarde) e U$ 489 (manhã e noite).
Seguro Saúde: Não obrigatório (faça uma cotação com Otripulante.com)
Material escolar Oxford: U$ 65.00 (dois livros - 01 módulo).
Valor do curso de inglês na Life USA Orlando
Inscrição: $100.00
Cada 4 semanas de curso: a partir de $490.
Seguro Saúde: Não obrigatório (faça uma cotação com Otripulante.com)
Material escolar: $100.
Valor do curso de inglês na Berlitz Orlando
Inscrição: $100.00
Cada 4 semanas de curso: a partir de $469 (contrato de 52 semanas)
Seguro Saúde: Não obrigatório (faça uma cotação com Otripulante.com)
Material escolar: USD 69,23 por nivel
Qual a Melhor Escola de Inglês em Orlando
Como já foi dito nesse conteúdo, o que vai definir se a escola é boa ou não é uma série de fatores que vai desde sua adaptação, convivência, rotina, distância, valor, etc.
Quando uma pessoa ou família migra para outro país, a mudança é muito mais que geográfica, nós sofremos um impacto cultural, social, climático e entre todos esses o idioma talvez seja o principal. O cenário ideal é que tudo isso seja ingerido de forma natural e suave, principalmente com há crianças envolvidas, para isso é importantíssimo muito planejamento, com um bom projeto de mudança você terá provavelmente uma rotina agradável e consequentemente a escola escolhida será a melhor, em outras palavras, seu planejamento irá contribuir muito para sua escola, independente de qual for, ser uma ótima escola.
Quanto a parte didática, inglês se aprende até estudando em casa desde que haja muita força de vontade, a escola boa quase que 100% dos casos são denominadas como ruim pois tem alunos pouco dedicado. O conselho é sempre estudar muito também fora da aula, falar o máximo de ingles possível, como falamos no início da postagem, nos EUA se fala inglês em qualquer lugar público, fale somente nesse idioma em posto de gasolina, mercado, lojas e restaurantes, deixe o português para dentro da sua casa. Outra dica é usar e abusar dos professores, tire todas suas dúvidas, não fique com vergonha, aprender a gramática é importante tanto quanto falar, esse será um diferencial perante os brasileiros que vivem a anos e aprenderam na marra, geralmente a gramática deles é ruim pra não dizer péssimo.
Escrito por Nicolas Aguiar
Comentário Post