Viagens para Estados Unidos liberadas para vacinados

A notícia tão esperada chegou,  ainda não é oficial mas o porta voz da Casa Branca já fez uma declaração que em reunião realizada na quinta-feira 14 de outubro, foi definida para o dia 08.11.2021 a data da liberação da entrada de viajantes de mais de 30 países que estavam com restrição para entrar em território norte americano.

Arrumem suas malas que a terra do Tio Sam estará aberta em breve para os turistas entrarem direto sem necessidade de quarentena de 14 dias em outro país.

Lembrando que essa nova regra vale para viajantes totalmente imunizados, ou seja, que receberam as 2 doses a mais de 14 dias ou 1 dose da Johnson.

Restrições de viagens aos EUA

Em março de 2020 ( 19 meses atrás ) o governo americano criou um “travel ban”, restrição para viajantes oriundos de vários países incluindo toda Europa, Brasil, China entre outros.

Os viajantes que precisavam ir aos EUA precisavam fazer uma quarentena de 14 dias em outro país antes de ingressar no território americano, o país da vez foi o México, principalmente a cidade de Cancun.

Você pode ler tudo sobre quarentena no Mexico no nosso blog.

Cidadãos norte americanos e residentes permanentes legais estavam isentos dessa quarentena, na metade de 2021, alguns meses atrás, o governo dos Estados Unidos passou aceitar estudantes estrangeiros que iriam iniciar as aulas a partir de 01.08.21, inclusive os vistos de estudantes desde então estão sendo emitidos normalmente nos consulados do Brasil.

Seguro Viagem obrigatório para os Estados Unidos

Qualquer viajante ao entrar em território americano NÃO é obrigado a apresentar uma apólice de seguro viagem ou seguro saúde internacional, mas vale lembrar que o país conta com uma das saúdes mais caras do mundo e o custo para adquirir um seguro viagem é cerca de 2% do custo total da viagem e pode livrar o viajante de um prejuízo financeiro gigantesco.

Contate agora um especialista em Seguro Viagem Internacional, Otripulante é uma empresa que conta com 10 anos de experiência no mercado de seguro viagem e tem em seu quadro de funcionários um corretor de seguros licenciado pela Susep - Superintendência de Seguros Privados.

Quando será a abertura dos Consulados Americano no Brasil

Os consulados no Brasil estão funcionando para alguns tipos de vistos, mas não é o caso do B2 que é o visto para turismo.

É bem possível que na sequência da liberação que será dia 08 de novembro, possivelmente já tenhamos alguma previsão da emissão de novos vistos de turistas no Brasil.

As entrevistas podem ser agendadas mas já estão caindo para final de 2022 e a tendência é piorar.

Pessoa não vacinadas poderão entrar ?

É provável que os viajantes que optaram por não se vacinar, continuarão com as mesmas restrições e necessidade de cumprir uma quarentena de 14 dias em um país que não tinha restrições, como é o caso do México, Panamá, Chile, República Dominicana, Colômbia etc. 

Ainda está em estudo a isenção de quarentena para crianças de até 18 anos de idade.

8 de Novembro o retorno das viagens aos Estados Unidos

Essa data será marcada pela história das relações internacionais e viagens mundiais, nunca imaginamos estarmos proibidos de entrar em um país que a muitos e muitos anos é um dos destinos internacionais favoritos dos Brasileiros. 

A pandemia gerou prejuízos irreparáveis na economia mundial mas sem dúvida quem mais sofreu foi o setor de viagens e turismo, estima-se que com as restrições de viagens o setor do turismo americano deixou de ganhar US$ 250 bilhões, não era para menos, foram 19 meses sem turistas podendo entrar diretamente nos EUA.

Quais vacinas serão aceitas ?

A Casa Branca e o CDC (centro de controle de doenças) já haviam sinalizado que seriam aceitas todas as vacinas homologadas pela FDA (órgão responsáveis pela regulamentação dos medicamentos nos EUA) e também pela OMS - Organização Mundial da Saúde, sendo assim entrarão as vacinas que foram utilizadas no Brasil.

Segue abaixo a relação das vacinas que provavelmente serão as autorizadas.

  • Pfizer/BioNTech

  • Moderna

  • Oxford/AstraZeneca (Fiocruz)

  • Janssen (Johnson & Johnson)

  • SinoPharm

  • CoronaVac (Instituto Butantan)

Permitida entrada de viajantes totalmente vacinados nos Estados Unidos

O governo americano optou por aceitar o imunizante chines seguindo uma medida tomada também por países da Europa que apesar de não utilizarem a CoronaVac, estão aceitando brasileiros que foram imunizados por essa vacina, é o caso da Espanha e Suíça.

Inglaterra e França continuam com restrição para viajantes vacinados com CoronaVac.


 

Nicolas Aguiar