Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma fundação vinculada ao Conselho Nacional da Educação (CNE) e ao Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo a consolidação e a expansão da pós graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Atualmente, menos de 1% da população brasileira tem mestrado ou doutorado, por isso o incentivo da CAPES é tão importante. A fundação está encarregada de desenvolver as atividades da pós-graduação brasileira e possui vários programas focados nisso, com a meta de elevar o nível da pesquisa científica de estudantes brasileiros em instituições tanto brasileiras quanto  mundiais, contando com convênios com universidades ao redor do mundo. Ainda assim, há muitos questionamentos em volta do que, na prática, a fundação faz.
Em posts futuros, me aprofundarei mais nas dúvidas e questionamentos quanto a CAPES, mas neste post resumirei os cinco pontos mais importantes que podem ser atribuídos às atividades da organização. São eles:

Avaliação quadrienal das pós graduações

A CAPES é responsável por avaliar, a cada quatro anos, os cursos de pós graduação stricto sensu. Esta avaliação estabelece o nível de excelência acadêmica destes programas, e seus resultados são usados para a formação de políticas públicas relacionadas à área da pós graduação, além de influenciar nos métodos de aprovação das bolsas de estudo.

Investimentos na formação nacional e internacional  

A CAPES, como dito antes, tem como objetivo evoluir o nível da pesquisa científica de alunos brasileiros, tanto com seus programas nacionais, para que estes tornem-se profissionais com alto nível de proficiência em sua área, podendo devolver seus conhecimentos para o país e contribuir com a ciência nacional, quanto com seus programas internacionais, a CAPES consegue internacionalizar estudantes brasileiros, que através de seus intercâmbios podem dar aprofundamento a suas pesquisas. Ambas categorias de programas tem editais próprios. 

Acesso à informação 

Por causa da dificuldade de acesso à informações científicas e bibliotecas internacionais, a CAPES, junto do MEC, criou um portal de acesso e compartilhamentos periódicos. Isso beneficiou a produção científica do país, já que antes ela era historicamente focada quase completamente no sul e sudeste do país, e agora tem alcance maior ao resto do país. 

Formação de professores para a educação básica 

A CAPES oferece, na modalidade presencial, cursos de licenciatura e estímulos à pesquisas, projetos de estudos e inovações nos campos da educação básica. Na modalidade à distância tem como foca a expansão para lugares mais remotos do país, ofertando assim cursos e programas de nível superior para a especialização e aprofundamento de profissionais que já atuam na área.

Cooperação internacional 

Por intermédio de acordos bilaterais com programas de pós graduação internacionais, a CAPES estimula a formação de conjuntos de pesquisas entre brasileiros e estrangeiros, financia intercâmbios de professores e alunos, e consegue financiar atividades e projetos. 

Não se esqueça, é obrigatório que bolsistas CAPES que irão viajar ao interior estejam assegurados. A empresa Otripulante Viagens, especialista em Seguro Saúde Capes, pode o auxiliar com isso! Seja pelo site, telefone ou WhatsApp, sempre haverá alguém para ajudar a sanar as suas dúvidas e o ajudar com o processo. Você pode também acessar o site www.segurosaudecapes.com.br e obter todas informações atualizadas sobre o seguro ideal para sua bolsa capes no exterior.